Sem baliza: como foi primeiro dia de prova prática da CNH com novas regras em Campo Grande

Apesar do atraso no início da prova, o sistema já contabiliza a pontuação com as novas regras para a emissão do documento

MIDIA MAX KARINA CAMPOS, MURILO MEDEIROS


Fila de carros para o exame, nesta manhã. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Após a falha no sistema que causou o cancelamento de exames na segunda-feira (26), a primeira prova prática para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com as novas regras de pontuação acontece nesta terça-feira (27). O exame reúne cerca de 200 candidatos em Campo Grande.

A prova ocorre no bairro Panamá. A primeira turma chegou ao local pontualmente às 8h, mas o exame começou por volta das 8h20. Os candidatos realizarão a avaliação ao longo do dia, distribuídos em turmas entre a manhã e a noite.

A turma da manhã reuniu mais de 30 carros de autoescolas. Ao todo, 26 examinadores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) participaram da aplicação da prova. O teste foi iniciado com uma sequência de 13 veículos, e cada percurso durou cerca de 10 minutos.

Conforme apurado pela reportagem, apenas os dois primeiros carros tiveram um percurso mais longo: saíram do ponto inicial às 8h22 e retornaram às 8h56. Segundo informações, os examinadores enfrentaram dificuldades para registrar infrações no sistema, já com a nova pontuação.

Cerca de 26 examinadores realizaram a avaliação. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Aprovada
A cirurgiã-dentista Djuliane Sores, de 30 anos, que teve a prova cancelada na segunda-feira, acredita ter sido aprovada no novo exame. Ela relata que o percurso foi tranquilo e rápido.

“Tive infrações. Parei em um local, fui estacionar e peguei um pouco da faixa do ponto de ônibus. Eu não tinha visto. Na hora do retorno, também tinha um carro de outra autoescola; achei que ele ia sair e ele não saiu. Esperei e acabei atrasando a passagem. Fizemos conversões e retorno. Teve pelo menos três estacionamentos. Foi tranquilo e deu menos nervosismo”, descreve.

João Augusto Alexandrinho de Souza, de 18 anos, trabalhador de um comércio de peças, realizou as aulas teóricas por aplicativo e iniciou o processo na autoescola para agendar os exames. Ele fez as duas aulas práticas obrigatórias da categoria B e também acredita na aprovação.

João realizou duas aulas obrigatórias. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

“Saímos e a examinadora pediu para virar várias vezes e estacionar durante o percurso. Sobre os pontos, ela me informou as infrações conforme as novas regras. Algumas constavam no papel, mas não apareciam no sistema, então lançaram uma infração de mesmo peso, com justificativa”, explica.

O estudante Bruno Takaya, de 18 anos, relata que ficou nervoso e confuso com as novas regras. Ele já estava em processo de obtenção da primeira CNH quando houve a atualização do esquema de pontuação.

“Não cometi infrações e, aparentemente, fui aprovado. Acredito que o percurso tenha durado cerca de 10 minutos. Fiz umas seis conversões, três estacionamentos e a manobra de encostar, sem complicações”, afirma.

Já Licelis Tolentino, de 18 anos, reprovou no percurso. “Reprovei e tive que parar no meio da prova. Fiz retorno, em locais simples mesmo. Os examinadores estavam corretos e cientes da pontuação”, relata.

Exames
A gerente de exames do Detran-MS, Lina Zeinab, afirmou que os agendamentos estão mantidos. As provas estão sendo aplicadas em Dourados e em Campo Grande.

“Hoje são 200 exames agendados e o processo está fluindo. Estamos conseguindo lançar os resultados e seguimos monitorando a aplicação, identificando eventuais necessidades de ajustes”, destacou.

O Detran-MS informou que, até o momento, os exames práticos já agendados seguem mantidos. O comunicado surgiu após a confusão referente às provas, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (26).

Gerente de exames do Detran-MS, Lina Zeinab. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Na ocasião, os exames práticos com as novas regras passaram por suspensão devido a um “erro” no sistema, segundo o órgão. “Foi identificada uma inconsistência durante o processo de migração do sistema para as novas regras da avaliação prática. Nossas equipes técnicas já estão atuando para identificar a causa e promover a devida correção, mas ainda não há um prazo para retorno do sistema”, destaca o posicionamento.

Assim, os agendamentos devem ocorrer normalmente. Caso haja atualização do cenário técnico, o Detran afirma que comunicará eventuais mudanças.



COMENTÁRIOS