Com atraso em MS, Defesa Civil testa aviso de desastre via celular no DF e três estados

AGêNCIA BRASIL E REDAçãO


Com esse de português ao citar "mas" em vez de "mais", mensagem em Dourados chegou com quase uma hora de atraso

A Defesa Civil nacional enviou neste sábado (27) uma mensagem para o celular dos moradores do Distrito Federal e de mais 12 municípios de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso para testar o novo sistema de alerta de emergência para desastres naturais.

 

Por volta das 15h, os moradores receberam uma mensagem de texto alertando para o teste de demonstração do sistema Defesa Civil Alerta.

 

O alerta apareceu de forma destacada na tela inicial do aparelho e foi acompanhado de um aviso sonoro de sirene.

 

“Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência no Distrito Federal. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”, diz a mensagem.

 

Com o envio, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, pasta responsável pela Defesa Civil, concluiu a nacionalização do sistema de alerta.

Após a fase de implantação, a Defesa Civil passará a enviar alertas reais de desastres em áreas de risco iminente.

 

Para receber as mensagens, não é necessário fazer cadastro prévio. Os alertas serão enviados conforme a cobertura do sinal do celular nos aparelhos compatíveis com as redes 4G e 5G.

 

Os alertas foram divididos em Extremo e Severo. O alerta extremo é considerado pela Defesa Civil como o mais grave. Por ser considerado de urgência imediata, o alarme vai soar mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso.

 

A mensagem com alerta severo representa perigo esperado. Dessa forma, a população terá mais tempo para adotar as medidas de segurança que são indicadas pela Defesa Civil. Nesse caso, o sinal sonoro não irá soar no modo silencioso.

Susto

O envio do alerta foi comunicado antecipadamente pela Defesa Civil, mas surpreendeu moradores desavisados. Pelas redes sociais, usuários da internet relataram que ficaram assustados ao ouvir o sinal sonoro.

 

Após o envio do alerta, a Defesa Civil foi às redes sociais para esclarecer os internautas.

 

 “Recebeu o alerta aí hoje? Calma, era só um teste do #DefesaCivilAlerta! Hoje foi apenas uma demonstração”, disse o órgão.

 

MS

 

Em Mato Grosso do Sul, o alerta chegou com atraso de quase uma hora a moradores de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas. Além do atraso, a mensagem continha erro de português, ao citar “mas” em vez de “mais”.

 

A coordenadora de gestão de informação da Defesa Civil nacional, Isabella Rufino, informou que o atraso ocorreu em Goiás. Segundo ela, a situação faz parte do período de ajustes da ferramenta, em fase experimental desde agosto de 2024.



COMENTÁRIOS