Agetran aponta velocidade, desatenção e desobediência como causas de acidentes fatais em Dourados


Motociclista de 27 anos morreu no dia 5 de abril de 2023 após colisão envolvendo ciclista - Crédito: Osvaldo Duarte/Arquivo/Dourados News

O trânsito em Dourados segue sendo palco de tragédias que poderiam ser evitadas, se não fosse por uma conjunção de fatores que aumentam as chances de acidentes com morte. 

De janeiro até agora, 18 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em Dourados, segundo levantamento da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

- PUBLICIDADE -
 
A diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto, atribui a determinados comportamentos de parte dos usuários do trânsito, o principal causador de colisões violentas que levam a lesões graves e até a morte. 

“O que a gente tem levantado com muita frequência é desatenção e desobediências às regras de trânsito [...] na grande maioria dos sinistros. Já a gravidade e violência que pode gerar óbito é provocada pela velocidade e consumo de bebidas alcoólicas”, disse a diretora ao Dourados News. 

Somente nesse ano, 15 pessoas foram flagradas dirigindo bêbadas em vias públicas de Dourados. 

O balanço parcial da Agetran revela também que 737 sinistros foram contabilizados desde janeiro na cidade, sendo 524 envolvendo motocicletas. 

O acidente fatal mais recente foi registrado no domingo passado (21), na rua Coronel Ponciano. Márcia Aparecida Silva Batista, 44 anos, morreu logo após colisão na parte lateral de caminhonete. 

A filha de Márcia, adolescente de 14 anos que estava na garupa do veículo, foi resgatada em estado gravíssimo por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada para o Hospital da Vida onde permanece internada. 

Moto conduzida por Márcia, vítima fatal de acidente ocorrido no domingo passado (21) em Dourados - (Crédito: Adilson Domingos)

Fiscalização e educação 

Com a quantidade crescente de acidentes com morte em Dourados, a Agetran tem buscado realizar ações educativas junto à população e também visando mecanismos de fiscalização para tentar forçar os usuários a seguirem as regras e sinalização de trânsito. 

Além das ‘blitz de orientação’ que vem acontecendo neste mês, em alusão ao 'Maio Amarelo', a diretora Marina ressalta a importância da instalação dos redutores de velocidade. 

As lombadas eletrônicas estão sendo implantadas por meio de parceria entre a prefeitura de Dourados e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. 


“Entre as diversas ações, podemos destacar a instalação de controladores e redutores de velocidade em postos considerados críticos através de levantamentos estatísticos de sinistros compilados diariamente pela Agetran”, lembrou.

As lombadas espalhadas pela cidade estão em fase instalação e testes. 

 

douradosnews

Wender Carbonari



COMENTÁRIOS