Parques são reabertos com brinquedos inutilizados

Depois de 1 ano e 4 meses fechados, espaços públicos precisam de manutenção para garantir a segurança das famílias e, principalmente, das crianças


Além de limpeza, equipamentos precisam de reparos para receber o público - Crédito: Fabiola Amaral

Depois de um ano e quatro meses fechados por conta da pandemia, os parques de Dourados (MS) foram reabertos pelo Decreto Municipal número 491, que entrou em vigor no último dia 9 de julho. No entanto fica “vedada a aglomeração de pessoas nesses locais ou no seu entorno a qualquer hora do dia e da noite”. A medida era muito esperada pela população local, em busca de lazer em meio a um período tão longo de restrições de circulação. O prefeito Alan Guedes recebeu até mesmo uma carta, de autoria do garoto Nathan Rocha, de 10 anos de idade, pedindo pela liberação dos espaços para as crianças brincarem.

Mas para a pequena Maria Clara, de apenas 2 anos, a volta ao Parque dos Ipês foi frustrada. Segundo a mãe, Fabiola Amaral, elas fizeram uma visita no último dia 10 de julho. “Os brinquedos apresentam grande perigo para as crianças. Com formigueiros na caixa de areia, peças enferrujadas, parafusos expostos e aparelhos quebrados. Totalmente inadequado para espaço público”, criticou a empresária. Fabiola entende que falta um trabalho frequente de manutenção no local e em outro parques e praças públicas.

Ela disse, em entrevista ao jornal O PROGRESSO, que os espaços ficaram muito tempo sem manutenção e, agora, se faz necessário uma grande reforma, porque muitos dos brinquedos e equipamentos teriam sido inutilizados, estando quebrados e precisando de reparos e peças. A empresária indagou em uma rede social: - “Onde está a verba que todos esses meses não foi usada para espaços públicos e escolas? Enfim, falta cobrança e falta vontade política. Poderia até ser feito uma parceria com empresas privadas para revitalizar. Nossa cidade pede socorro! Ainda bem que os ipês trazem um pouco de cor e beleza para nossa cidade! ”. Ela ressalta que o único espaço público que estaria em boas condições para receber o público é o Ceper do BNH 1° Plano, que teria uma atenção dos moradores da vizinhança.

A reportagem do jornal o PROGRESSO esteve durante a semana em alguns parques da cidade. O Parque Rego D›Água, localizado na região do Grande Água Boa, e o Ceper do BNH 3° Plano estão fechados provisoriamente para as manutenções, devido às péssimas condições desses locais. Nesta semana, a vereadora Lia Nogueira solicitou da Semsur

(Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) o “reparo, limpeza e a revitalização de todas as praças e parques públicos de Dourados”. Segundo ela, a volta segura das famílias, em especial das crianças, a esses espaços públicos depende da realização desses serviços.

Além da limpeza, os brinquedos instalados em parques e praças públicas requerem uma atenção maior, já que com o passar do tempo acabam sendo corroídos pela ferrugem ou sendo danificados pelo uso. Alguns equipamentos, como escorregadores, precisam de manutenção nas proteções laterais. 

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dourados informou que O Parque Rego D›água e o Ceper do 3° plano estão fechados para manutenção e a previsão para liberação é de 15 dias.

 

o progresso



COMENTÁRIOS