ALERTA
Dourados está em novo alerta de chuvas intensas até sábado
DOURADOS NEWS FABIANE DORTA
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou aviso de chuvas intensas com grau de severidade de ‘perigo potencial’, até as 10h de sábado, dia 31.
Conforme previsão do tempo divulgada pelo instituto, a possibilidade maior é de chover no período da tarde desta sexta-feira e a noite deve ser de céu com muitas nuvens.
São esperados até 50 milímetros de chuva ao longo do dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
A orientação é para não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de informações emergências, deve ser feito contato junto à Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).
BALANÇO DE CHUVAS
Dados do Guia Clima, detectados através da Estação Meteorológica da Embrapa, registraram 10.3 milímetros de chuva durante 39 minutos em Dourados, na quinta-feira, dia 29.
No entanto, o volume ainda está abaixo do esperado para janeiro. Até o momento foram registrados 101 milímetros, enquanto a média aguardada para todo o mês é de 165.3 milímetros.
Já o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) contabilizou 8.6 milímetros de chuva nas últimas 24h em Dourados. Pelo menos 10 cidades do Estado registraram entre 6 e 36.6 milímetros nesse período.
TEMPERATURA
No caso da temperatura, a máxima não deve passar dos 34°C ao longo desta sexta-feira, segundo o Inmet, assim como deve haver oscilação na umidade relativa do ar entre 40% e 95%.
Dados do Guia Clima, apontam que a cidade registrou mínima de 21°C às 3h35 e a máxima até o momento chegou a 27.4°C, às 8h30. Desde então, os termômetros estão caindo.
O dia está mais fresco do que na quinta-feira quando foi registrada máxima de 33°C e sensação térmica ficou nas alturas.
PRÓXIMO TRIMESTRE
Esse ritmo de chuva abaixo da média e termômetros nas alturas, esperam pelos sul-mato-grossenses nos próximos meses. Pelo menos é o que aponta a Revisão Climática divulgada pelo Cemtec, para o trimestre que compreende fevereiro, março e abril.
O cenário deve ser de irregularidade na distribuição de chuvas ao longo desses três meses e, ainda que haja variações regionais, “[...] a expectativa é de que, de modo geral, os volumes de chuva fiquem abaixo da média histórica”.
Dados históricos compilados nos últimos 30 anos apontam que em grande parte do Estado, as temperaturas médias variam entre 22°C e 26°C. Por outro lado, na região noroeste, ficam entre 26°C e 28°C.
No entanto, para esse ano “[...] os valores devem permanecer ligeiramente acima da média histórica no Estado. Essa condição favorece a ocorrência de períodos mais quentes, sobretudo em dias com menor nebulosidade e ausência de precipitação”, detalha o relatório.
COMENTÁRIOS




PRIMEIRA PÁGINA




