Dourados: bolsonaristas comunicam Riedel que terão candidato a prefeito

FOLHA DE DOURADOS


Pelo andar da carruagem, o eleitorado douradense terá um extenso leque de opções para votar para prefeito nas eleições de 6 de outubro. Hoje, teria pelo menos cinco candidaturas competitivas: Alan Guedes (PP), que disputará a reeleição; dois da base do Governo do Estado, o vice-governador Barbosinha (ainda no PP) e Marçal Filho (que deve se filiar ao PSDB); Tiago Botelho ou Elias Ishy, do PT; e um ruralista representando o bolsonarismo raiz.

Na semana passada, o anúncio da pré-candidatura de Barbosinha abafou outro fato novo na política douradense: a ida de um grupo de lideranças ligadas ao agronegócio a Campo Grande para conversar com o governador Eduardo Riedel (PSDB).

Na Governadoria, as lideranças ruralistas disseram a Riedel que estavam insatisfeitas com as opções de apoio a candidato a prefeito de Dourados, embora naquele momento não existia a pré-candidatura de Barbosinha. Afastaram qualquer possibilidade de ficar com Alan Guedes e rechaçaram Marçal Filho e o PT.

RURALISTAS DISSERAM A RIEDEL QUE ESTÃO INSATISFEITOS COM OPÇÕES DE APOIO A CANDIDATO A PREFEITO DE DOURADOS
Riedel ouviu que tem apoio do grupo, mas que um outro nome, ligado ao agronegócio e ao bolsonarismo, será apresentado ao eleitor de Dourados. O governador não pôs obstáculo.

A Folha de Dourados apurou alguns nomes que participam dessa articulação: os deputados federais do PL, Rodolfo Nogueira e Marcos Pollon, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, o ex-vice-prefeito Marisvaldo Zeuli, o ex-vereador Gino Ferreira, o ex-presidente do Sindicato Rural, Lúcio Damália, e o produtor Rural Issao Iguma Filho.

Entre os nomes aventados para representar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um se destaca: Issao Iguma Filho, porque aglutinaria apoio unânime das lideranças. O pecuarista, inclusive, já foi convidado por Riedel e pelo deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) para ser o vice de Marçal Filho, mas teria declinado.

ISSAO IGUMA FILHO AGLUTINARIA APOIO UNÂNIME DAS LIDERANÇAS DO AGRONEGÓCIO PARA SER PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE DOURADOS
Caso Issao Filho não tope participar pela primeira vez de uma disputa eleitoral, o grupo teria ainda como opções Gino Ferreira e os médicos Jamal Haddad e Davi Vieira. Contudo, até 6 de abril, prazo final para filiação partidária, pode surgir um outro nome alinhado e com postura de Bolsonaro, mas sem extremismo.

Quem quer que seja o ungido do bolsonarismo raiz para a disputa da Prefeitura de Dourados, ele figurará entre os favoritos, principalmente se tiver in loco, na campanha eleitoral, o ex-presidente da República, que arrebatou mais de 60% dos votos dos douradenses nas eleições de 2022.



COMENTÁRIOS