Futebol
Sorteio define confrontos e chaveamento do Mundial de Clubes de 2023
A FIFA realizou o sorteio dos confrontos e o chaveamento do Mundial de Clubes de 2023, definindo os possíveis adversários para o futuro campeão da Copa Libertadores. O Al-Ittihad, equipe da Arábia Saudita que fez grandes contratações, como o atacante Benzema e os volantes Fabinho e Kanté, pode cruzar com o representante sul-americano, mas para isso, o time do país-sede precisará superar dois confrontos até a semifinal da competição, que ocorrerá entre 12 e 22 de dezembro deste ano.
O sorteio determinou que o representante da Conmebol enfrentará nas semifinais o vencedor do confronto entre o Al Ahly, do Egito, e o vencedor do jogo inaugural, que será disputado entre o Al-Ittihad e o Auckland City, da Nova Zelândia. Enquanto isso, o Manchester City, campeão europeu, terá como rival o León, do México, ou o Urawa Reds, do Japão.
A participação dos campeões da Champions League e da Conmebol Libertadores diretamente nas semifinais é uma tradição mantida, o que já define o primeiro jogo do torneio: Al-Ittihad x Auckland City.
A configuração dos jogos é a seguinte:
Jogo 1: Al-Ittihad x Auckland City
Jogo 2: Al Ahly x Vencedor do Jogo 1
Jogo 3: León x Urawa Reds
Semifinal 1: Campeão da Libertadores x Vencedor do Jogo 2
Semifinal 2: Manchester City x Vencedor do Jogo 3
Final: Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2
Os clubes já confirmados para o Mundial de Clubes 2023 incluem Urawa Red Diamonds (Japão), campeão da Champions League da AFC (Ásia); Al Ahly (Egito), campeão da Champions League da CAF (África); Manchester City (Inglaterra), campeão da Champions League da Uefa (Europa); León (México), campeão da Concachampions (América do Norte, Central e Caribe); Auckland City (Nova Zelândia), campeão da Champions League da OFC (Oceania); e Al-Ittihad, campeão da Liga Saudita (país-sede). O representante sul-americano será o vencedor da Copa Libertadores, com Boca Juniors, Fluminense, Internacional e Palmeiras na disputa pelo título.
Além disso, a FIFA está planejando uma mudança no formato da competição a partir de 2024, com a exclusão do time do país-sede e a realização de uma decisão contra o campeão da Champions League em um local neutro. Para 2025, está prevista uma edição expandida com 32 times, que ocorrerá de quatro em quatro anos, e Flamengo e Palmeiras já estão garantidos como representantes brasileiros.
Fifa / divulgação
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS
Discussão entre irmãos termina com homem baleado em propriedade rural em Dourados




PRIMEIRA PÁGINA
TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Discussão entre irmãos termina com homem baleado em propriedade rural em Dourados




