Trânsito
Lombadas e radares começam a passar por aferição em Dourados
Técnicos deram início aos trabalhos de aferição de lombadas eletrônicas e radares em pontos onde os equipamentos foram instalados, em Dourados. Na manhã desta quarta-feira (19/4), eles realizavam a manutenção na Rua Monte Alegre, em frente à Escola Ceart.
Ao todo, conforme informado anteriormente pelo Dourados News, 40 locais receberão os aparelhos na cidade.
após a aferição no local apontado, os técnicos se deslocaram para a Avenida Hayel Bon Faker, na região Norte da cidade, onde também há equipamentos instalados.
Servidores da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) relataram que existe um cronograma a ser cumprido para colocar a aparelhagem em funcionamento e posteriormente a implantação de placas e publicidade.
a diretora-presidente da Agência, Mariana de Souza Neto, porém, até o fechamento do material não obteve resposta sobre a data de funcionamento dos radares.
Em alguns pontos da cidade onde os equipamentos foram instalados, já se observa muitos motoristas diminuindo a velocidade com receio de penalidade.
Instalação
No final de março, a administração municipal divulgou material relatando sobre os trabalhos para a implantação dos equipamentos. A medida faz parte de uma parceria com o Governo do Estado através do Detran-MS, com investimentos de R$ 35 milhões.
Ao todo, serão implantados nos pontos 61 faixas de radares, 18 faixas de lombadas eletrônicas e 15 faixas de equipamentos para restrição veicular.
Todo o processo envolve, além da sinalização do local, aferição dos aparelhos, ligação com rede elétrica, entre outros. Após a realização dessas etapas, há ainda um período de 15 dias que será determinado como ‘fase educativa’.
“Ou seja, a pessoa que, porventura, passar na velocidade acima da permitida, vai receber uma espécie de carta informando que ela poderia ter sido notificada. Informando também que ali, a partir de então, tem o controlador eletrônico de velocidade”, disse na época Mariana.
As lombadas terão limite de velocidade de 30 km/h, enquanto para os radares, o limite adotado será de 50 km/h, o que pode ser modificado para 40 km/h, dependendo do ponto e avaliação dos órgãos de trânsito.
A previsão inicial de funcionamento dos aparelhos era o início de abril, o que não aconteceu ainda.
Tipos de equipamento
Existem duas categorias principais de equipamentos em instalação no município, relacionados à velocidade: os redutores, conhecidos popularmente como lombadas eletrônicas, e os controladores.
O controlador de velocidade, também chamado de radar, verifica se o condutor está trafegando na velocidade máxima permitida, convencionalmente pela via. Ou seja, se determinada rua permite que os veículos trafeguem até 50 km/h, os motoristas e motociclistas só serão multados caso passem acima desse limite.
Por outro lado, os redutores de velocidade, determinam limite menor do que o convencional da via, dependendo da região, como em áreas escolares, por exemplo.
Neste caso, mesmo que a via seja de 50 km/h, nas localidades em que existe um redutor, a exigência será de 30 km/h ou 40 km/h, por exemplo, a depender do estudo elaborado para a região.
douradosnews
Adriano Moretto