PP e União Brasil estudam juntar forças para 2024

Arranjo volta a unir Tereza com Murilo e Barbosinha


Nova federação pode reagrupar lideranças em Dourados - (Foto: Douranews)

PP e União Brasil deem comunicar oficialmente, nos próximos dias, a formação de uma federação entre ambos, a qual deverá se chamar União Progressista, conforme publica na edição deste sábado (4) o jornal Correio do Estado. 

Em Mato Grosso do Sul, onde as senadoras Tereza Cristina (PP-MS) e Soraya Thronicke (União-MS) são as respectivas presidentes dos diretórios estaduais dos dois partidos, será criada uma coordenação para comandar a federação.

Tereza deve ser a coordenadora, em direção compartilhada com a senadora Soraya Thronicke à frente do União Brasil.  A coordenadora só entrará em cena quando for uma decisão que envolva ambas as siglas, isto é, a definição dos candidatos a prefeitos nas eleições municipais do próximo ano, por exemplo.

No caso de Campo Grande, onde já há uma aproximação entre PP e PSDB iniciada nas eleições gerais do ano passado, a probabilidade é de que o candidato a prefeito seja o deputado tucano federal Beto Pereirae o vice seja da União Progressista.

 
A se confirmar essa articulação, a federação nasce forte em Mato Grosso do Sul, com duas senadoras, um deputado federal (Dr. Luiz Ovando), o vice-governador (Barbosinha) e três deputados estaduais (Gerson Claro (PP), Londres Machado (PP) e Roberto Hashioka (União). Os dois progressistas têm a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) e a liderança do governador Eduardo Riedel (PSDB) na Casa de Leis.

2024

Em Dourados, por exemplo, a fusão voltaria a unir o prefeito Alan Guedes (PP) com o ex-prefeito Murilo Zauith (União Brasil) e o atual vice-governador Barbosinha, prospectando um novo desenho das eleições do ano que vem. O ex-deputado Marçal Filho também está no PP. O União Brasil tem um vereador na cidade: Creusimar Barbosa.

No Estado, serão 21 prefeitos (todos do PP), 10 vice-prefeitos (todos do PP) e 128 vereadores (78 do PP e 50 do União Brasil). Assim como em Mato Grosso do Sul, no Brasil a federação se tornará o maior grupo partidário da Câmara Federal, com 108 deputados: 59 do União e 49 do PP.

 

Douranews



COMENTÁRIOS