CAARAPÓ
Hospital de Caarapó e PAM esclarecem fatalidade de óbito em criança
Hospital Beneficente São Mateus, através de seu diretor administrativo Diego Bachi Barros, juntamente com o secretário de Saúde de Caarapó, Vinicio de Faria e Andrade, vem através desta nota informar sobre um ocorrido nos dias 30 e 31, que tem causado polêmica nas redes sociais denegrindo a imagem do hospital do município.
Fora admitido nesta unidade hospitalar um paciente menor, sexo masculino, o qual realizou cadastro de ficha na recepção às 2211 do dia 30 de maio de 2022.
Às 22h15 foi solicitado para realizar triagem e classificação de risco, porém, o familiar não aguardou atendimento.
No dia 31 de maio de 2022 retornou ao pronto atendimento desta unidade, às 03h15 e então foi avaliado por médico plantonista, apresentava quadro febril temperatura 37,6ºC, relatando vômito e não estar conseguindo se alimentar.
Fora medicado pela via intramuscular e liberado após o procedimento padrão, por apresentar melhora.
No dia 31 de maio do corrente ano, o paciente procurou o PAM, e às 12h14m foi atendido pelo médico especialista Pediatra, medicado, este foi referenciado até o hospital, apresentando desidratação leve, palidez cutânea, dispneia leve, sonolência, relato de vômito, espasmos a esclarecer, conforme descrição médica.
O paciente foi avaliado pela plantonista e realizado medicação por via oral e endovenosa, sendo solicitado avaliação da pediatra.
A criança evoluiu com piora do quadro, apresentando apneia seguido de parada cardiorrespiratória. Conforme protocolo foi realizado todas as manobras para ressuscitação, contudo sem sucesso.
Infelizmente, uma fatalidade, ao qual todos do hospital sentiram muito pela perda de uma vida, prestando as condolências aos familiares.
"Informamos que essa unidade hospitalar tem sido alvo de críticas de pessoas que não conhecem a realidade dos procedimentos médicos adotados", disse Diego.
"O pronto socorro desta unidade hospitalar é porta de entrada de civis, do pelotão policial e do departamento do Corpo de Bombeiros e dispõe de médicos 24h (vinte e quatro) horas por dia, sendo dois médicos no período de maior fluxo, e plantonistas das 18 às 24h, para melhor atender a toda população", informou Barros.
"Essa unidade hospitalar nunca ficou desprovida de médico, em qualquer hora do dia ou da noite, o que se comprova pelas câmeras internas de segurança e pelos registros de plantões médicos", salientou o diretor administrativo.
"Infelizmente, nosso nome está sendo usado por algumas pessoas no intuito de denegrir a imagem desse hospital, que hoje é referência em nossa região", frisou Barros.
"Reafirmamos que o Hospital Beneficente São Mateus preza pelo bom atendimento, transparência e respeito a todos os pacientes e a comunidade e continuará prestando todos os esclarecimentos necessários, para demonstrar a lisura na condução de suas atividades", finalizou Diego Bachi Barros.
Fonte: CAARAPONEWS