Operação
Operação da PF prende envolvidos em contrabando na fronteira de MS com o Paraguai
CAMPO GRANDE NEWS HELIO DE FREITAS
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a segunda fase da Operação Aliança, contra organização criminosa atuante no contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro na região de fronteira do Paraná e de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Guaíra (PR), a operação apoiada pela Receita Federal cumpriu 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva em cidades do Paraná, São Paulo e de Mato Grosso do Sul, mas os locais exatos das ações não foram informados.
Policiais militares lotados na região noroeste do Paraná estão entre os alvos. Equipes da Corregedoria da Polícia Militar paranaense ajudaram a cumprir os mandados. Medidas de sequestro e bloqueio de bens dos investigados, expedidas pela Justiça Federal em Guaíra, também foram cumpridas hoje.
Durante o cumprimento dos mandados, ocorreram dois flagrantes de contrabando e descaminho e posse ilegal de arma de fogo, em Umuarama (PR) e São Paulo (SP).
A ação é um desdobramento de investigações iniciadas após a primeira fase da operação, deflagrada em março deste ano, quando cinco policiais militares foram presos por envolvimento no esquema de contrabando.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam que o grupo atuava na introdução irregular de mercadorias pela fronteira brasileira, contando, em tese, com a facilitação de agentes públicos e com uma rede estruturada de freteiros e motoristas responsáveis pelo transporte das cargas ilícitas até seus destinos.
Além da coleta de provas, as medidas judiciais buscam a recuperação de ativos vinculados às atividades criminosas, para apreensão de valores obtidos ilicitamente e reparação de eventuais danos causados pelos crimes.
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS




PRIMEIRA PÁGINA




