Agências e serviços online do INSS não funcionarão até o fim de semana

A parada foi programada para o aperfeiçoamento dos sistemas do Dataprev

CAMPO GRANDE NEWS MARISTELA BRUNETTO


Agência da Previdência em Campo Grande: paralisação geral para atualização dos sistemas e retomada na segunda (Foto: Arquivo)

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o país permanecerão fechadas para atendimento a partir de hoje até a sexta-feira (30), em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários operados pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

Até esta terça-feira (27), os segurados puderam utilizar normalmente os canais remotos de atendimento, como o site e o aplicativo Meu INSS, além da central telefônica 135, que oferecem mais de 100 serviços digitais.

No entanto, o instituto informou que desde as 18h (horário de Mato Grosso do Sul) de ontem, dia 27, até o dia 31 de janeiro, tanto o Meu INSS quanto a central 135 ficarão fora do ar. Segundo o órgão, a interrupção é necessária para a modernização dos sistemas, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência na prestação dos serviços.

Para reduzir os impactos à população, o INSS realizou atendimentos extras no último fim de semana, antecipando agendamentos e compensando a suspensão temporária do atendimento presencial. O instituto também assegurou o reagendamento dos casos em que os beneficiários optaram por atendimento em dias úteis.

Além disso, a Previdência manteve plantão em agências de diversas cidades, incluindo Campo Grande, como forma de minimizar os prejuízos aos segurados.

A paralisação dos sistemas também afetou a tramitação de processos na Justiça Federal. O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que abrange os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo suspendeu os andamentos processuais durante o período de instabilidade.



COMENTÁRIOS