LAGUNA CARAPÃ
Ponte reformada devolve agilidade aos produtores de Caarapó e Laguna Carapã
DA REDAçãO
Durante o mapeamento de Uso e Ocupação do Solo de Mato Grosso do Sul, realizado pela equipe técnica da Aprosoja/MS, foram identificadas 20 pontes em condições inadequadas de tráfego, distribuídas em 12 municípios do Estado.
De acordo com o levantamento técnico da Aprosoja/MS, uma ponte localizada sobre o Rio Piratinim, entre os municípios de Caarapó e Laguna Carapã, que liga uma importante região produtiva que abrange áreas de Caarapó, na região das Sete Voltas, e de Laguna Carapã, na Fazenda São Pedro, e que também é utilizada como caminho alternativo para assentados do município de Amambai, estava interditada e com vigas estruturais quebradas, o que colocava em risco a segurança de quem dependia da travessia.
Após o levantamento técnico ser entregue pela Aprosoja/MS ao poder público, a estrutura foi reformada, garantindo novamente a passagem de caminhões e máquinas agrícolas.
“A melhoria das condições das pontes representa um avanço crucial para a logística do agronegócio do nosso Estado. Pois, pontes com estruturas deterioradas e com restrição de peso provoca o isolamento de propriedades produtoras onerando o escoamento e dificultando o desenvolvimento local. A reforma da ponte sobre o Rio Piratinim significa a valorização do trabalho de centenas produtores da região”, comenta o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena.
Para o produtor rural Anderson Zafalão, que planta soja e milho nos municípios de Caarapó e Laguna Carapã, a recuperação da ponte trouxe alívio após quase dois anos de dificuldades para escoar a produção. “Nós temos áreas de plantio em Caarapó e em Laguna e essa ponte vinha deteriorando, e chegou a um ponto em que não passava mais caminhão ou máquina pesada. Tivemos que tirar o milho por outro caminho, mais longe, e até vizinhos permitiram que a gente passasse por dentro da propriedade deles para encurtar o trajeto. Essa ponte tem grande valia para nós e para os outros produtores da região, porque facilitou muito com essa reforma”.
Com iniciativas como essa, a Aprosoja/MS reforça seu compromisso em atuar em defesa do produtor rural, levantando dados técnicos e buscando soluções que melhorem a logística e a competitividade do agro sul-mato-grossense.
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS
Polícia penal faz 'varredura' após drones serem utilizados para lançar drogas na PED




PRIMEIRA PÁGINA
Penitenciária de Dourados
Polícia penal faz 'varredura' após drones serem utilizados para lançar drogas na PED




