Nioaque
Justiça abre investigações para apurar desmatamento e exploração de madeira nativa
DOURADOS INFORMA
Como parte do esforço de combate a crimes ambientais, a 1ª Promotoria de Justiça de Nioaque tornou pública a instauração de dois inquéritos civis para apurar possíveis infrações cometidas em um assentamento, na zona rural do município. Os procedimentos investigam a exploração de árvores da espécie aroeira sem autorização e a supressão de vegetação nativa em área de cinco hectares.
No primeiro caso, a investigação teve início após fiscalização da Polícia Militar Ambiental (PMA), que constatou a derrubada de dez árvores nativas da espécie aroeira, posteriormente transformadas em palanques de cerca com 3,20 metros de comprimento cada. A atividade foi realizada sem a devida autorização do órgão ambiental competente, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A ação resultou em multa e apreensão dos palanques e a madeira foi depositada sob responsabilidade do autuado.
No segundo inquérito, a investigação é sobre a supressão não autorizada de cinco hectares de vegetação nativa em um lote do mesmo assentamento. O desmatamento foi feito com o uso de máquina pesada, sem nenhuma licença ambiental. A fiscalização também foi conduzida pela PMA, que emitiu o auto de infração arbitrando multa com base no regramento federal.
Nos dois procedimentos, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul verifica se houve infração à legislação ambiental, podendo a conduta configurar crime. Para isso, a 1ª Promotoria de Justiça de Nioaque determinou diversas diligências, incluindo a notificação do investigado para apresentação de documentos como Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA) e matrícula do imóvel.
De acordo com o MPMS, ambos os inquéritos visam à coleta de provas, depoimentos e documentos que permitam à promotoria decidir pela proposta de termo de ajustamento de conduta (TAC), eventual ajuizamento de ação civil pública ou arquivamento dos casos.
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS
“Natal Encantado Dourados” se torna local de confraternização para as famílias




PRIMEIRA PÁGINA
"Natal Encantado Dourados"
“Natal Encantado Dourados” se torna local de confraternização para as famílias




