Prefeitura moderniza almoxarifado da Saúde para agilizar entrega de medicamentos

DA REDAçãO


Prefeito Marçal Filho acompanha a instalação das prateleiras que vai verticalizar o almoxarifado de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde; Foto: Aparecido Frota

Após expandir a rede de farmácias nas unidades básicas de saúde, a Prefeitura de Dourados avança em mais uma ação estratégica para fortalecer a logística da saúde pública. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está sendo realizada a modernização completa do almoxarifado farmacêutico, que passa a contar com estrutura verticalizada de armazenamento, utilizando prateleiras de aço de até três metros de altura, para abrigar mais de 350 itens entre medicamentos e dietas.

Antes armazenado de forma horizontal, o estoque ficava empilhado, impactando diretamente no tempo de separação e no envio dos medicamentos às unidades básicas de saúde e unidades especializadas. Com a nova estrutura, o espaço será melhor aproveitado, o fluxo de trabalho será mais eficiente e o processo de distribuição será significativamente mais rápido.

O prefeito Marçal Filho foi conhecer o novo sistema na manhã nesta terça-feira (8) e destaca a importância da iniciativa. “Em até quatro dias tudo estará reorganizado”, enfatizou Marçal. “Pode parecer algo simples, mas medicamento bem armazenado e identificado agiliza o trabalho da equipe, chega mais rápido ao paciente e ainda cumpre com as exigências sanitárias que recomendam a verticalização”, explicou o prefeito Marçal Filho, que acompanhou a montagem das prateleiras ao lado do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo.

Segundo Márcio, hoje o almoxarifado contra com mais de R$ 17 milhões em medicamentos e dietas armazenadas. “O almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde se torna, com essa modernização, um espaço mais seguro, eficiente e preparado para atender às necessidades da rede pública de saúde de Dourados”, explicou o secretário.

Para a coordenadora de assistência farmacêutica do município, Carolina Queiroz, a mudança representa a realização de um sonho antigo. “Estou na rede desde 2019 e sempre buscamos alternativas para melhorar o armazenamento”, ressaltou. “Agora, pela primeira vez, com o apoio do prefeito Marçal Filho, a Central de Abastecimento Farmacêutica será de fato organizada”, comemorou. “Isso impacta diretamente no controle de validade dos medicamentos e no cuidado com a população”, destacou a coordenadora.



COMENTÁRIOS