MS Qualifica Digital é lançado em parceria com Sistema S

Ofertas on-line de vagas e cursos focados em empregabilidade e empreendedorismo

COM ASSESSORIA


Claudio Mendonça, do Sebrae, assina parceria com Governo - (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado lançou, na manhã desta quarta-feira (30), por meio da Semadesc, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS), o MS Qualifica Digital, uma plataforma on-line e gratuita voltada à qualificação profissional e à empregabilidade da população sul-mato-grossense.

A iniciativa prevê cursos especializados disponibilizados pelo Sistema S, entre elas o Sebrae/MS, especialista em empreendedorismo e pequenos negócios.

 
Durante a solenidade, realizada no auditório da Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação (Cotin), em Campo Grande, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o Sistema S. O documento formaliza a colaboração para a oferta conjunta de cursos dentro da nova plataforma digital.

O governador Eduardo Riedel participou do ato e enfatizou a importância da parceria com o setor privado para a geração de empregos, valorização do capital humano e desenvolvimento econômico:

“O aplicativo também é um instrumento de qualificação. E aí entram os parceiros do Sistema S – estamos falando da indústria, do comércio, serviços, agro. A consequência direta disso é o social. Para nós, esse é o melhor programa social que existe: emprego, renda, dignidade. É fruto desse esforço conjunto”

O MS Qualifica Digital reúne, em um único ambiente, ferramentas de capacitação profissional, cadastro de currículos e intermediação de vagas. De acordo com o secretário da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, a plataforma visa facilitar a conexão entre trabalhadores e empresas, promovendo inclusão produtiva e aumento de renda. “Estamos falando sobre prosperidade e inserção no mercado formal. Nosso foco é ampliar esse acesso e trazer mais trabalhadores para a formalidade”, explicou.

Dados do Novo Caged divulgados pela Semadesc apontam que, em fevereiro de 2025, Mato Grosso do Sul criou 8.333 novos empregos com carteira assinada, um crescimento de 1,24% em relação ao mês anterior, colocando o estado entre os três com maior crescimento proporcional do país.

Apesar do desempenho, a qualificação da mão de obra é um gargalo, com parte das vagas não preenchidas por falta de profissionais capacitados. Nesse cenário, a nova plataforma se apresenta como uma solução, já que a população terá acesso gratuito a uma ampla oferta de cursos on-line, com foco em empregabilidade, desenvolvimento de competências e empreendedorismo.

Oportunidades

Representando o setor produtivo, o presidente do Sistema Comércio e conselheiro do Sebrae/MS, Edison Ferreira de Araújo, ressaltou a qualificação técnica e a estrutura do Sistema S. “Temos orgulho de integrar essa parceria. Nossas instituições estão preparadas, com equipamentos de alta tecnologia, para formar os profissionais que o Estado precisa. Há muitas oportunidades em MS e estamos prontos para atender essa demanda”, afirmou.

A qualificação da mão de obra também gera impactos diretos nas micro e pequenas empresas, que representam 90% dos empreendimentos no estado. Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a plataforma poderá facilitar o acesso dos pequenos negócios com necessidade de contratação aos profissionais disponíveis. “O MS Qualifica Digital permite que o pequeno empresário encontre profissionais qualificados. Muitas vezes, é nesse segmento que está a vaga do primeiro emprego, e é fundamental apoiar essa jornada desde o início”, destacou.

Também participaram da solenidade o secretário-adjunto da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Artur Falcette, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, além de representantes do Senai, Sesi, Senac, Senar e Senat, instituições que também integram a rede de parceiros da plataforma.

Apoio do Sebrae

Desde a criação do MS Qualifica, em 2023, o Sebrae/MS atua como parceiro por meio do eixo MS Qualifica Empreendedor, com foco na formação de profissionais preparados para atuar em pequenos negócios ou empreender em setores estratégicos.

Na fase atual, com a digitalização do programa, o Sebrae contribui com a curadoria de conteúdos da plataforma e disponibilizou um portfólio com mais de 400 cursos on-line, abrangendo áreas como Vendas, Finanças, Planejamento, Marketing Digital, Gestão de Pessoas e Comportamento Empreendedor. Os conteúdos passarão por seleção para integrar o ambiente da plataforma, ampliando o acesso da população a capacitações de qualidade.

 



COMENTÁRIOS