Receita atinge 50 pontos de atendimento virtual instalados em MS

ASSESSORIA


A Receita Federal atingiu 50 pontos de atendimento virtual (PAV) inaugurados em Mato Grosso do Sul. A instalação do último PAV ocorreu sexta-feira (22), em Caracol, distante 390 quilômetros de Campo Grande. Em todo o país, há 1.000 pontos em funcionamento.

PAV é uma extensão da Receita, onde são oferecidos os mesmos serviços feitos por uma unidade presencial a contribuintes pessoas físicas, especialmente ao público sem acesso à internet, smartphones, notebooks e computadores.

Somados aos locais que fazem atendimentos presenciais, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã e Mundo Novo, os serviços do órgão já chegam a 72% da população do Estado, estimada em 2,75 milhões.

Os PAVs em Mato Grosso do Sul funcionam em 46 municípios, além de pontos instalados em entidades de classe. Em Campo Grande, por exemplo, há atendimento no Conselho Regional de Contabilidade e na Ordem dos Advogados do Brasil. Em outros quatro municípios, esses serviços estão em fase de implementação.

Para a instalação de ponto de atendimento aos contribuintes, é preciso que o município manifeste interesse e assine convênio com a Receita Federal, que prevê obrigações de ambos os lados.

O delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, diz que o objetivo do convênio é chegar às pessoas mais humildes. A Receita Federal dá treinamento aos servidores indicados pelos municípios, enquanto as prefeituras disponibilizam local e computador.

O dirigente explica que os funcionários habilitados passam a fazer a ponte entre a Receita Federal e o contribuinte, de modo a prestar serviço com a mesma eficiência de uma unidade presencial.

“O ponto de atendimento virtual é para atender aquele contribuinte que está à margem da tecnologia. E precisamos fazer com que ele receba o mesmo atendimento de uma de nossas unidades”, acrescenta o delegado.

Chefe do Atendimento da Receita Federal em Campo Grande, Marizete Horner de Almeida Cândido, afirma que a partir da instalação do ponto de atendimento virtual, os processos eletrônicos, dossiês digitais e solicitações recebidas são encaminhados imediatamente a uma equipe de retaguarda da própria Receita.

“Embora o atendimento seja feito em município distante dos órgãos centrais, como na fronteira do Estado, a resolução dos casos ocorre de maneira muito rápida porque o trâmite é o mesmo de qualquer unidade”, explica.



COMENTÁRIOS