Fim de ano: horário especial inicia em dezembro; comerciários terão 6,5% de aumento


Observados por Paulo Campione, Pedro Lima e Everaldo Leite assinam a convenção de trabalho 2023/2024 - Foto: José Henrique Marques

Os trabalhadores do comércio de Dourados terão reajuste de 5,5% a partir deste mês e mais 1% que será concedido em 01 de janeiro de 2024, totalizando 6,5%. O anuncio foi feito na manhã desta terça-feira (14) durante assinatura de convenção trabalhista 2023/2024 na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED).

Na ocasião também foi revelado o horário diferenciado do comércio a partir de 1 de dezembro, tendo em vista ao aniversário de Dourados (20 de dezembro) e aos festejos de fim de ano.

A convenção trabalhista (debatida em setembro, outubro e no começo deste mês) foi assinada entre o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Dourados (Secod) com as presenças de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Câmara Municipal, da Prefeitura de Dourados e da imprensa.

 

O presidente do Secod, Pedro Lima, disse que o acordo proporcionou ganho médio de 2%, se considerada a inflação atual, destacando que os expedientes em feriados são recompensados com pagamento de horas extras, bem como os domingos. 

Pedro Lima trabalha com a perspectiva de que o comércio contratará pelo menos 600 trabalhadores temporários neste fim de ano.

Já o presidente do Sindicom, Everaldo Leite destacou a necessidade do atendimento nos feriados, por acreditar em movimentação intensa no comércio por parte de consumidores douradenses e da região, até as 17 horas da véspera do Natal.

Everaldo Leite disse que há boa expectativa de vendas neste final do ano em Dourados e destacou que o pagamento antecipado do 13º dos servidores municipais, que receberam integralmente hoje, injetando cerca de R$ 28,6 milhões na economia local, animou os comerciantes.

O presidente da ACED, Paulo Campione, afirmou que Dourados passa por um conjunto de ações positivas para o setor. “Neste mês de novembro tivemos só notícias boas, começando pelo lançamento do Dourados Brilha já no dia 25. Agora, com esse acordo entre as classes patronal e laboral, e a Prefeitura adiantando o 13º, esse dinheiro deve ficar quase 100% no comércio varejista nesta época de Natal. Então a expectativa é muito boa, com benefícios para todos”, completa.

O horário estendido de atendimento do comércio começa na primeira semana, entre os dias 1º e 7, com horário entre 8h e 20h. No feriado da Padroeira de Dourados, dia 8, as lojas abrem entre 8h e 16h. No sábado (9) o atendimento acontece entre 8h e 18h e no domingo (10), das 9h às 18h.

Entre os dias 10 e 23 de dezembro, de segunda a sábado, o horário de atendimento começa às 8h e segue até 22h. Nos domingos, dias 17 e 24, funciona entre 8h e 17h. No feriado de Aniversário de Dourados, dia 20 de dezembro, o atendimento acontece entre 8h e 20h.

De 26 e 30 de dezembro, o comércio atende entre 8h e 18h e no domingo, 31, entre 10h e 18h. Dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá atendimento. (JHM)

 

folha de dourados



COMENTÁRIOS