Sindicato Rural Apresenta Primeiro peão de Dourados a competir do 'Barretão' se prepara para montar nos EUA


O que começou como brincadeira de criança, escondido dos pais, hoje se tornou um esporte que tem levado o jovem Guilherme Verão Prado, de 22 anos, a romper as fronteiras Brasil a fora. Ele é o primeiro peão douradense a competir na Festa de Peão de Barretos e agora se prepara para representar a cidade nos Estados Unidos.

Em entrevista ao Agro é DNews, caderno voltado ao Agronegócio do Dourados News, Guilherme contou que a paixão pelo rodeio começou na infância, quando ia com o avô assistir os rodeios na Arena dos Campeões em Dourados, além das visitas ao sítio da família, onde, escondido dos pais, ele e um primo montavam em bezerros para se divertir.

“Com 14 anos comecei a praticar o Laço Comprido, no ‘Rancho dos Amigos’ aqui em Dourados. Depois do treino de Laço eu e o filho do dono do rancho montávamos nos bezerros, foi quando conheci o Célio França, presidente da AAPM (Associação de Amigos e Peões de Montaria). Foi ele quem convidou a gente pra fazer um curso de montaria com o Romildo Monteiro, lá na Associação, depois desse curso peguei amor pelo esporte”, conta.

 

Guilherme tem se destacado no esporte e, em agosto deste ano, realizou um dos sonhos de criança, quando participou do maior rodeio do Brasil, o ‘Barretão 2023’, através da Liga Nacional de Rodeio (LNR), fato que ele diz ser a sua maior conquista de sua carreira até o momento.


“É muito emocionante representar a cidade onde eu nasci no maior rodeio da América Latina, ainda mais sendo o primeiro da cidade competindo profissionalmente no Barretão. Foi uma emoção muito grande”, ressalta.

Agora o peão douradense se prepara para um novo passo na carreira, nos próximos dias, através de um empresário, ele vai montar nos Estados Unidos, começa a participar nos rodeios abertos para se adaptar nos touros do país para em seguida, participar das competições da PBR (Professional Bull Riders), maior organização mundial de montaria em touros, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália.

“Essa será a minha primeira competição fora do país e, também, minha primeira viagem internacional. A expectativa tá muito boa, ir para os Estados Unidos montar em touros e competir entre os melhores peões do mundo, com certeza vai ser a realização de mais um sonho. Estamos acertando os últimos detalhes e, assim que o visto sair eu embarco”, afirma.

Para se preparar, Guilherme tem se dedicado diariamente aos exercícios físicos, além de montar em três ou quatro touros em treinos. No próximo final de semana ele participa da 39ª Festa de Peão de Boiadeiro de Dourados, e se diz confiante para buscar um novo título.

O jovem finaliza agradecendo aos incentivadores que tem o ajudado nessa trajetória.

“Queria agradecer ao Célio França e a AAPM por todo incentivo e apoio que me deu durante todos esses anos e o apoio que dão para os meninos que estão começando. Se hoje eu conquistei alguma coisa no rodeio foi porque o Célio acreditou em mim no começo, a Associação ajuda e treinar jovens de Dourados e região sem apoio nenhum apoio, então eu tiro o chapéu pro Célio e sua Associação”, finaliza.

A 39ª edição da Festa de Peão de Boiadeiro de Dourados, acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, o rodeio de Dourados faz parte do circuito nacional e as disputas fazem parte da CNAR (Confederação Nacional de Rodeio) e da LNR (Liga Nacional de Rodeio). os melhores classificados garantem lugar no Rodeio de Barretos e na Final Nacional de Rodeio, em dezembro.

Com entrada gratuita em todos os dias, a festa terá arquibancada coberta, praça de alimentação, estrutura pensada para receber as famílias e shows de artistas regionais, começando no dia 5 com o show da dupla Fábio & Junnior; Alex & Yvan no dia 6; João Haroldo & Betinho no dia 7; e encerrando a programação de shows no dia 8, a dupla Rapha & Leo.

O Dourados News também é parceiro do evento, através da plataforma Agro é DNews, voltada especificamente ao mundo do agro e que fará a cobertura exclusiva do evento.

 

douradosnews

 Jhonatan Xavier



COMENTÁRIOS