Atentado às torres gêmeas é contado em filmes

Episódio rendeu várias produções com famosos em cena


Atentado às torres gêmeas completa 22 anos - (Foto: Reprodução/Correio Braziliense/AFP)

Há 22 anos ocorria o ataque às Torres Gêmeas, em Nova York, nos Estados Unidos. Quatro aviões comerciais americanos foram sequestrados por terroristas, na costa leste do país: dois deles foram usados contra as famosas torres do World Trade Center (WTC); outro jogado ao Pentágono, na capital Washington; enquanto outro caiu numa área desabitada no estado da Pensilvânia. 

Considerado um marco trágico na história mundial e que resultou na morte de 2.977 pessoas, o atentado já foi retratado nas telas dos cinemas e da televisão de várias maneiras, seja abordando o ocorrido, seja usando a história como pano de fundo. Pelo menos cinco filmes que abordam a temática.

Um dos mais vistos, “No Gabinete de Crise do Presidente”, é o documentário que conta a história do 11 de Setembro sob os olhos do presidente dos Estados Unidos na época, George W. Bush, lançado um ano depois da tragédia. A obra, narrada pelo ganhador do Oscar Jeff Daniel, fala sobre as decisões que precisaram ser tomadas por Bush e pelo ex-vice-presidente Dick Cheney, além de outros membros do governo.

 
“As Torres Gêmeas” é um longa lançado em 2006, onde dois agentes portuários ficam presos aos escombros do World Trade Center, um dos prédios atingidos durante os ataques de 11 de setembro.  Baseado na história verídica, os personagens principais são interpretados por Nicolas Cage e Michael Peña e conta a jornada da dupla após ajudarem pessoas a deixar os escombros. 

 

 Redação Douranews



COMENTÁRIOS