Programa busca capacitar para o mercado

Iniciativa tem apoio do vice-governador do Estado


Ação de Barbosinha é destacada em projeto do Bombeiros - (Foto: Divulgação)

A ação do vice-governador Barbosinha foi citada pelos participantes do encontro realizado nesta terça-feira (25) em Dourados, reunindo empresas convidadas pelo Corpo de Bombeiros e a gerência local do Senac, convidadas a conhecer o programa criado pela corporação destinado a boa formação de adolescentes, com o encaminhamento futuro ao mercado de trabalho. A gerente do Senac, Lucélia Castro, recepcionou os participantes, falando da importância em “educar para o trabalho”.

O comandante do 2º. Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Dourados, tenente coronel Alaerson de Jesus Muniz, citou que “a criança bem instruída vai formar bons adultos” e, diante de um público formado por integrantes do projeto e empresários convidados pela Sicredi Centro-Sul MS, cooperativa que é uma das parceiras da proposta juntamente com o Ministério Público do Trabalho, Fecomércio e Senac, relatou a trajetória do programa.

“É importante lembrar que essa foi uma iniciativa do nosso então deputado Barbosinha junto da Guarda Mirim de Dourados, aqui presidida pelo nosso amigo João Frazão, e que agora ganha essa dimensão, com um programa voltado à capacitação profissional e ao encaminhamento desses menores para o aprendizado no mercado de trabalho”, destacou o tenente coronel Muniz. 

 
Exemplos

Presente ao evento, realizado no auditório do Senac, o procurador-chefe do MPT (Ministério Público do Trabalho), Jeferson Pereira, falou sobre a legislação que ampara o ingresso do jovem aprendiz no mercado, com formação e treinamento profissional. “O MPT combate a exploração da mão de obra, mas, nesse caso, está aqui para conscientizar sobre como os senhores empresários podem agir dentro da lei no aspecto social”, orientou o procurador.

A gerente da agência Integração da Sicredi, Vanira Karling, lembrou que a cooperativa tem procurado se inserir cada vez em programa sociais “e o projeto Bombeiros do Amanhã é, para nós, uma boa surpresa, quando vemos o entusiasmo dessas crianças e o brilho de esperança no olhar dos pais”. Vanira disse que aprendeu com o que sempre ouve do vice-governador Barbosinha: “Ele sempre diz que o jovem pode vir a ser o que ele quiser – bombeiro, médico, advogado, político, empresário – basta saber valorizar a primeira oportunidade que recebe. É esse o nosso papel aqui, mostrar o caminho, criar as oportunidades”. 

Entre os participantes do encontro, dirigentes e colaboradores das indústrias BRF, Inflex, Imesul e da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), o empresário Adilson Pimenta dos Reis, que preside a obra social ‘Jesus de Nazaré’, atendendo mais de 300 crianças com um projeto educacional que vai do berçário ao nono ano, disse que esse deve ser o comprometimento de cada um: ‘olhar além de nós mesmos, perceber a necessidade de outros e estar sempre disposto a ajudar o próximo”.

A assessora de gestão de pessoas da Sicredi, Karina Martinez Moralez de Miranda, apresentou aos participantes as boas práticas realizadas para o desenvolvimento desses jovens. A Sicredi consegue efetivar, em média, 70% dos aprendizes. O tenente coronel Adriano Reginaldo de Souza, coordenador de projetos sociais do Corpo de Bombeiros no Estado, lembrou que começou como aprendiz a partir do ensinamentos colhidos na extinta Patrulha Mirim de Dourados, que hoje dá lugar à Guarda Mirim.

Bombeiro do Amanhã

O programa foi criado em 1993, com o objetivo de atender adolescentes na faixa etária de 9 a 15 anos, oportunizando a aquisição de conhecimentos técnicos e práticos necessários à aprendizagem e ao desenvolvimento de funções e ações, proporcionando ainda meios que possam favorecer comportamentos e convivências harmoniosas na família e na sociedade. A ideia é desenvolver em cada participante a disciplina, a sensibilidade e o talento.

Atualmente, cerca de 130 adolescentes de Dourados participam do programa, abrangendo também os distritos rurais de Vila São Pedro e Vila Vargas, em parceria com a Guarda Mirim do Município.

 

 Douranews
 



COMENTÁRIOS