Sanesul prepara campanha educativa para o MS

Atividades serão desenvolvidas em escolas do Estado


Bacia do rio Paraguai, em Porto Murtinho - (Foto: Divulgação)

Todos os anos a Sanesul celebra o Dia Mundial da Água. Há 44 anos, a Sanesul começou fornecendo água tratada para 17 cidades. Hoje, atende 68 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, distribuindo em média 11 bilhões de litros de água por mês para mais de 1,7 milhão de habitantes. São pessoas que acordam todos os dias para tomar café da manhã, amigos que se reúnem para compartilhar o tradicional tereré, mães que preparam o alimento de suas famílias, e que podem contar com um produto de qualidade e disponível nas torneiras.  

“Somos uma grande empresa com cerca de 1.400 funcionários das mais diversas áreas de atuação, que trabalham diariamente para garantir a captação, o tratamento e a distribuição de água. Para que isso aconteça de forma contínua, investimos em infraestrutura construindo reservatórios, instalando redes de distribuição e mantendo 461 poços em atividades em todo o Estado”, diz material distribuído pela assessoria de imprensa da companhia.

Os rios também são fonte de água, o Taquarussu, Aquidauana, Dourados, Paraguai, Santo Antônio, Miranda e Santana; além das águas dos córregos Tijuri e Nhuverá. Laboratórios e profissionais qualificados são os melhores e mais dinâmicos sistemas de monitoramento que garantem os padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira.

 
A Sanesul convida a população sul-mato-grossense a conhecer, por conta das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o trabalho da Sanesul que desenvolve para ajudar a promover o uso consciente da água e a preservação de rios e nascentes. 

Ações educacionais

Este ano, com apoio dos municípios, a Sanesul estará nas escolas para conversar com alunos e desenvolver atividades que buscam conscientizar crianças e adolescentes quanto à importância da preservação do meio ambiente e, principalmente, quanto à valorização deste precioso bem comum que é a água. Ao longo do mês de março serão realizadas 14 campanhas educativas que irão contemplar aproximadamente 7.000 crianças e adolescentes no Estado.

A empresa concessionária MS Pantanal, que conduz a PPP (Parceria Público-Privada) com a Sanesul, é parceira no material pedagógico para os participantes das ações. As campanhas infanto-juvenis chegam às famílias residentes dos municípios que se encontram em fase de implantação ou expansão das redes de água e esgotamento sanitário nos municípios de Mato Grosso do Sul, sendo imprescindível a parceria com as prefeituras do estado de forma pontual.

A campanha do Dia Mundial da Água é coordenada pela Gemam, a Gerência de Meio Ambiente, ligada à Diretoria de Meio Ambiente da Sanesul, e assessoria de comunicação da empresa.

Cronograma

Em determinados municípios os alunos serão convidados a participarem de concursos de redação ou desenho, podendo também ser realizadas gincanas, passeios educativos e apresentações teatrais com o tema Educação Ambiental. Já em outras localidades serão promovidos eventos pontuais com distribuição de cartilhas e gibis infanto-juvenis que abordam questões ambientais de maneira lúdica e pedagógica.  

No município de Amambai, por exemplo, um grupo de teatro profissional fará uma apresentação, haverá distribuição de cartilhas e uma breve explanação sobre esgotamento sanitário e sua importância na melhoria da qualidade de vida, realizada pelos próprios técnicos sociais responsáveis pela execução do projeto. Já em Nova Alvorada do Sul, haverá, além da apresentação teatral, a realização de uma oficina educativa para que as crianças e adolescentes conheçam o processo de separação de lixo binário (lixos seco e úmido), técnicas de compostagem, e realizem um tour pelos caminhos em que o lixo é produzido na cidade.

INFORMAÇÕES

Saiba mais sobre a água que serve o Mato Grosso do Sul 

 

Douranews



COMENTÁRIOS