Marcílio assume Sanesul prometendo mais trabalho

Nova diretoria tem Madson no Operacional do Estado


Madson, Márcia, Barbosinha, Renato Marcílio e Leopoldo Godoy - (Foto: Divulgação)

O engenheiro civil Renato Marcílio da Silva assumiu nesta terça-feira (31) a presidência da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) com o compromisso de estender o setor do saneamento básico e atingir às metas ambiciosas da empresa em âmbito estadual. Ele substitui o advogado Walter Carneiro Júnior, que ficou no comando da companhia nos últimos quatro anos.

Em breve discurso, Marcílio disse que o que pode se esperar dele é muita dedicação, muita atenção com as pessoas e determinação aos objetivos. “O objetivo nosso é estender o saneamento, atender as pessoas, atender a população. E eu acho que a gente tem tudo para conseguir atingir as metas ambiciosas que a gente tem. Vamos trabalhar juntos”, colocou o novo dirigente, ao ser empossado no cargo, durante cerimônia na qual também foram empossados os demais membros da diretoria.  

Ele chega à direção da empresa, vinculada ao governo do Estado, num momento especial de transição, no qual a Sanesul detém posição invejável em nível nacional, reconhecida como uma das companhias de saneamento do país com viabilidade do ponto de vista econômico-financeira. O ato, ocorrido na sede da estatal, em Campo Grande, contou com a presença do vice-governador Barbosinha, representando o governador Eduardo Riedel.

 
Barbosinha deixou uma mensagem de agradecimento aos integrantes da diretoria anterior, em especial ao ex-presidente Walter Carneiro Júnior, e desejou sucesso e muito trabalho ao grupo que está assumindo. “Fazendo votos que a Sanesul continue na sua grande trajetória de levar água de qualidade a todos os lares sul-mato-grossenses, coletar, tratar o esgoto, preservando o que temos de mais bonito e mais especial que é a nossa natureza em Mato Grosso do Sul”, disse.

Além de Renato Marcílio, foram empossados os diretores Marcia Helena Mello Santana (Administração e Finanças),  Leopoldo Godoy do Espírito Santo (Engenharia e Meio Ambiente) e Madson Roberto Pereira Valente, até então chefe do Escritório Regional da Empresa em Dourados, como diretor Comercial e de Operações no Estado.

Carreira

Marcílio atuou como adjunto e depois titular da Seinfra (Secretaria estadual de Infraestrutura) na gestão de Reinaldo Azambuja e foi escolhido pelo governador Eduardo Riedel para comandar os destinos da companhia de saneamento no atual mandato. Formado na Escola de Engenharia Mauá, Renato Marcílio é especialista em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e trabalhou em boa parte de sua vida na iniciativa privada.

O foco principal da empresa, nesse momento, é se antecipar às regras estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020), universalizando o sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios nos quais detém a concessão dos serviços públicos, incluindo esgoto e abastecimento de água.
Assinada pelo então governador Reinaldo Azambuja e por Walter Carneiro Júnior, em fevereiro de 2021, a PPP (Parceria Público-Privada) foi o primeiro passo dado rumo à universalização do esgotamento sanitário no Estado, visando atingir 100% de ligações domésticas nas unidades consumidoras, a exemplo do fornecimento de água, onde o setor já atingiu esse percentual.

 

Douranews.



COMENTÁRIOS