Saúde
HU-UFGD realiza programação para fortalecer o aleitamento materno
Tema deste ano é “Fortalecer a Amamentação - Educando e Apoiando”
Para celebrar o Agosto Dourado, um mês dedicado à defesa, fortalecimento e conscientização sobre a importância do aleitamento materno, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) realiza, nos dias 24 e 25, um ciclo de atividades relacionadas ao tema escolhido para 2022: “Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando”.
Ao todo, serão nove palestras, com temas variados, porém relacionados entre si, que visam estimular o debate, o compartilhar de conhecimento e a difusão de boas práticas entre os colaboradores do HU-UFGD. Toda a programação está sendo coordenada pela Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM) do hospital.
Semana Mundial
A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) foi lançada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade a amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo para ampla divulgação. A SMAM é comemorada em todo o mundo entre os dias 1 e 7 de agosto, e o tema deste ano é “Fortalecer a Amamentação - Educando e Apoiando”.
Os objetivos do movimento são: informar as pessoas sobre o seu papel para fortalecer a cadeia de calor de apoio à amamentação, vincular amamentação como parte de boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades, engajar pessoas e organizações ao longo da cadeia de apoio para amamentação e estimular ação e fortalecimento de capacidade de protagonistas e sistemas para a mudança e conscientização necessárias.
Em 2017, o Congresso Nacional brasileiro instituiu, por meio da Lei n. 13.435, o mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. O “dourado” faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.
Programação no HU-UFGD
Dia 24/08/2022 - Auditório
7h às 7h30 - Entrega de Material/ Recepção.
7h30 às 8h - Cerimônia de Abertura - SMAM 2022- Fortalecer a Amamentação - Educando e Apoiando
8h às 8h30 - Momento Cultural com Laura Cyrineu Munhoz e Silva
8h30 às 9h30 - Prematuridade e Amamentação
Palestrante: Natália Daiane Garoni Martins - Médica Neonatologista, atua na UTI Neonatal do HU-UFGD
9h30 às 9h45 - Intervalo
9h45 às 11h - APLV e Amamentação
Palestrante: Renato Guilherme Silveira Corrêa Silva - Médico Pediatra e Gastroenterologista, docente em Pediatria no curso de Medicina da UFGD, atua no HU-UFGD
13h às 14h30 - Amamentação no Pós-parto
Palestrante: Graciela Felipa Cano Aquino de Oliveira - Médica Pediatra, atua no Alojamento Conjunto da Maternidade do HU-UFGD
14h30 às 14h45 - Intervalo
14h45 às 16h30 - Habilidades de Aconselhamento
Palestrante: Tailci Cristina da Silva - Nutricionista, Mestre em Ciências da Saúde, atua no NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família no município de Dourados
Dia 25/08/2022 - Auditório
7h às 7h30 - Entrega de Material/ Recepção
7h30 às 9h30 - Amamentação: Além da Pega
Palestrante: Amanda Jorge de Souza Stefanello - Fisioterapeuta, Especialista em Saúde Pública, atua no Alojamento Conjunto da Maternidade do HU-UFGD
9h30 às 9h45 - Intervalo
9h45 às 11h - Baby Blues e Depressão Pós-Parto: como identificar
Palestrante: Ana Carolina Lange da Silva - Psicóloga especialista em psicopedagogia e avaliação psicológica, curso de extensão na área de psicologia obstétrica e perinatal.
13h às 14h15 - Situações Neonatais: amamentação e fórmula infantil
Palestrante: Larissa Gomes da Costa - Médica Pediatra, atua na Clínica Pediátrica do HU-UFGD
14h15 às 14h30 - Intervalo
14h30 às 15h30 - Uso de bicos artificiais e os impactos na Amamentação
Palestrante: Simone Pinilla Espinosa – Fonoaudióloga, chefe do Setor de Fonoaudiologia do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, tem especialização em Motricidade Oral, com ênfase em neonatologia
15h30- às 16h30 - Alimentação na Gestação e Amamentação
Palestrante: Eliani Cristina Pereira da Silva Lima - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia
Ebserh
Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.
ASSESSORIA