COM ALTA DE CASOS DE COVID EM DOURADOS, PREFEITURA AVALIA DECRETO COM MEDIDAS.


A média de móvel de casos de Covid-19 tem aumentado em Dourados desde a última semana. Atualmente, o município figura com 50,57, apesar disso, a Prefeitura Municipal de Dourados ainda avalia a necessidade de estabelecer medidas rígidas para conter o avanço da doença.
Em entrevista ao Dourados News na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Alan Guedes foi enfático em afirmar que “a ciência que vai nos conduzir para fora da pandemia”. Isso porque poucos casos de Covid têm evoluído para hospitalizações graves, comparado aos meses de abril, maio de junho de 2021, devido à vacinação.
Entretanto, Alan afirmou que a equipe técnica está monitorando o aumento de casos e com o apoio do Governo do Estado, foram reabertos 10 leitos de UTI/Covid no Hospital Evangélico, além dos disponíveis na macrorregião e leitos clínicos.
Sobre possíveis medidas de restrição, o prefeito afirmou que a princípio a área técnica da prefeitura não recomenda esse tipo de ação. “Temos propostas de seguimentos organizados, comitê cientifico que nos orientam, mas nenhuma ação de caráter que envolva limitações de aberturas de locais ou toque de recolher”, afirmou.
Além de reforçar a importância da vacinação para adultos e crianças, uma das estratégias da administração municipal é ampliar a recomendação para utilização dos equipamentos/medidas de segurança, como máscara de proteção, álcool, distanciamento.
Ainda de acordo com o mandatário, “é importante destacar que é possível que no futuro a gente possa exigir passaporte vacinal, comprovante da vacinação ou o teste negativo com menos de 24h para algumas ações ou modelos de eventos”, fato que ainda está sendo analisado.
Conforme informado pelo Dourados News, o aumento de casos tem acontecido há duas semanas, quando Dourados figurava com 45,85 em média móvel. Desde a terceira semana de julho de 2020, quando o município atingiu 64,1, ocorria um período de queda.
Apesar da marca de 580 casos ativos, ou seja, pessoas com potencial de transmissão do vírus, 568 estão em isolamento domiciliar e apenas doze hospitalizados, sendo seis em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e os demais em enfermaria. Seis pacientes são da região.


Douradosnews
Jessica Beatriz e Wender Carbonari.



COMENTÁRIOS