Prefeitura já recebe kits escolares, mas ainda não define regime de volta às aulas em Dourados


Kits que foram adquiridos ainda no final da administração passada são estocados em almoxarifado da Prefeitura

A Prefeitura de Dourados recebeu quarta-feira (21) os kits escolares referentes ao ano letivo de 2021. No total, são três tipos de kits diferentes, que juntos somam cerca de 28 mil unidades. Até o momento, a Secretaria recebeu as unidades que serão destinadas para a pré-escola e fundamental I. A chegada dos kits para o fundamental II e EJA, está prevista para a próxima semana, como divulga a assessoria de comunicação oficial.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, a chegada dos kits escolares coincide com o preparo das instituições para a retomada presencial do ensino. Com a chegada ao almoxarifado, os kits serão encaminhados para as instituições da Reme (Rede Municipal de Ensino) para então serem direcionados aos alunos.

“Esta semana nós estamos recebendo os kits e logo iremos direcionar para as escolas, que serão responsáveis pelo repasse e por planejar a logística de entrega. Nós temos trabalhado e planejado muito para que o retorno ao ensino presencial ocorra da forma mais segura para os nossos alunos e servidores”, garante ela.

Ao todo, a Reme conta com 85 instituições de ensino, sendo 46 escolas e 39 Ceims (Centro de Educação Infantil) e os kits serão separados de acordo com o ano em que o aluno foi matriculado, sendo: 5 mil kits direcionados para a pré-escola, 17 mil para o fundamental I e 6 mil para o fundamental II e EJA.

O prefeito Alan Guedes destaca que o próximo semestre será focado para resgatar o período em que os alunos estavam no ensino remoto. “Esse é uma das prioridades do município, a educação de nossas crianças vem em primeiro lugar e agora nosso objetivo é garantir que todas estejam em segurança ao voltar para as aulas presenciais e com todo o aparato necessário”, afirma.

Os kits

Kit escolar 1: para os alunos da pré-escola, contém caderno de cartografia, lápis de cor, caneta hidrográfica, lápis grafite, giz 12 cores, borracha branca, apontador, cola branca, tinta guache, massa de modelar, pincel n° 8, tesoura, cola colorida e pasta plástica com elástico.
Kit escolar 2: para os alunos de 1° ao 5° ano, contém cadernos ‘brochurão’ e de cartografia, caneta hidrográfica, lápis de cor, borracha branca, apontador, cola branca, lápis grafite, tesoura, cola colorida, material dourado e calculadora.
Kit escolar 3: para os alunos de 6° ao 9° ano e EJA, é composto de caderno universitário, borracha branca, apontador, cola, lápis grafite e de cor, canetas esferográficas azul, vermelha e preta, régua de 30cm, transferidor de 180 graus, esquadros de 45 e 60° e calculadora.

Novo decreto

O novo decreto de contenção aos riscos provocados pela pandemia mundial da Covid-19 ainda não trata do retorno das atividades escolares na Rede municipal. Ficam facultadas as atividades educacionais privadas, em todos os níveis, como reforça o Decreto 523, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município na quinta-feira (22), onde a novidade diz que “não se considera aglomeração, para os fins deste artigo, a reunião de pessoas do mesmo núcleo familiar”.

 

douranews.



COMENTÁRIOS