Prefeitura vai decretar emergência para recuperar Escola Fazenda Miya afetada por temporal

DA REDAçãO


Vento causou danos estruturais em diversos pontos da escola municipal rural (Foto: A. Frota)

A Escola Municipal Fazenda Miya, localizada no distrito de Guassu, em Dourados, foi fortemente atingida por um temporal no fim de semana e teve diversos danos estruturais, especialmente no telhado e na rede elétrica. As aulas foram suspensas na segunda-feira para limpeza e manutenção, sendo retomadas nesta terça-feira (4) para os 67 alunos do pré ao 5º ano do ensino fundamental.

 

De acordo com a diretora Ana Lúcia Pereira Borges, as fortes rajadas de vento acompanhadas de granizo atingiram toda a região. “Tivemos estragos em várias partes da escola”, afirmou. “Parte do telhado da cozinha foi destruído, assim como de duas salas de aula, e o refeitório também foi danificado”, explicou a diretora.

 

O alambrado da quadra de esportes tombou, um poste de iluminação caiu e várias árvores ao redor da escola foram arrancadas pela força do vento. Além disso, a fiação elétrica da unidade foi comprometida e precisará ser  substituída.

 

O prefeito Marçal Filho esteve na escola nesta terça-feira (04), acompanhado do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, e determinou medidas imediatas para recuperar a estrutura. Ele anunciou que editará um decreto de emergência para permitir o uso rápido de recursos municipais nos reparos.

 

Marçal e o secretário Nilson Francisco com a diretora Ana Lúcia (Foto: A. Frota)

Assim que soube da situação, o prefeito encaminhou equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas para iniciar os primeiros serviços ainda na segunda-feira. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também enviará equipes para a remoção das árvores caídas e apoio às ações de limpeza e reconstrução. Segundo Marçal Filho, o objetivo é garantir a segurança dos alunos e funcionários da instituição, bem como restabelecer plenamente o funcionamento da escola no menor tempo possível.

Árvore arrancada pelo vento no pátio da escola (Foto: A. Frota)


COMENTÁRIOS