Dourados
Coluna Fogo Amigo
ACRITICADOMS
**CÂMARA X HOSPITAL REGIONAL**
Na sessão dessa segunda-feira, vários vereadores acordaram e viram que o Hospital Regional pouco ajudará a saúde de Dourados. Liandra Branbila falou: “O prédio ficou lindo, mas não atende às necessidades reais da nossa população. Não resolve a principal demanda, que é a urgência, emergência e UTI”. Pedro Pepa falou: “Eu já falei várias vezes que os municípios não fazem a metade dos serviços que Dourados faz e recebem mais”, e questionou o sistema de regularização que será feito pelo Estado. Isa Marcondes usou a tribuna e falou: “O secretário de Saúde do Estado não olha nos olhos das pessoas; nas reuniões, abaixa o olhar, um desrespeito com quem ele está atendendo. Vai dar um colapso nos corredores do Hospital da Vida se não renovar o contrato com o HE”. E a discussão foi longe.
**QUEBRA NO UPA**
Quebra-quebra no UPA. O único lugar apto a receber pacientes com transtorno mental é o Hospital Universitário. Só que conseguir uma vaga lá é como ganhar na Mega-Sena. E, sem vagas no HU, sobra para o guerreiro UPA, que é porta aberta e recebe quem tiver desde uma simples dor de cabeça até uma pessoa com transtorno mental. E agora todo mundo vem e fala que tem que fazer isso ou instalar aquilo.
**POLÍTICOS USAM QUEBRA-QUEBRA PARA SE APARECEREM**
Apareceram vários políticos pedindo segurança para o UPA. Se essa onda pega, haja guardas para colocar em todas as unidades de saúde, hospitais e instituições porta aberta. Vale lembrar aos políticos estaduais e municipais, que tanto cobram segurança, que a Guarda Municipal faz todos os atendimentos de serviços de segurança. Vale lembrar aos nobres deputados que a obrigação de garantir a segurança é da Polícia Militar, e quem vem executando o serviço é a GM. Será que é hora da GM voltar a cuidar do patrimônio público e deixar a segurança, por direito, ao Governo do Estado?
**BRIGA NO GRUPO DE WATS**
O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro divide opiniões, e essas opiniões estão fazendo os climas esquentarem em grupos de WhatsApp. Chamou bastante atenção a discussão de um advogado polêmico e Carlos Bernardo (Carlinhos Cantor). Tudo começou com Carlinhos fazendo um comentário sobre Bolsonaro, e daí veio a resposta de A.H.: “Você que foi vidraça não pode jogar pedra” (insinuando a prisão de Carlinhos na operação Uragano). O clima esquentou intensamente. Carlinhos Cantor foi preso na operação Uragano, junto com nove vereadores e o prefeito na época.
**ONDE ESTÃO OS VEREADORES PRESOS NA ÉPOCA **
A operação Uragano, em 2010, foi o maior escândalo político da história. Dezenas de pessoas foram presas. A coluna Fogo Amigo mostrará, na próxima edição, quem continua atuando na vida pública. Já podemos adiantar que a maioria dos ex-vereadores presos na operação Uragano continua na vida pública: alguns assessorando políticos, outros na chefia de órgãos do governo, outros na Assomasul. Enfim, na próxima coluna iremos falar quem são e onde estão.
**ELEIÇÃO 2026**
Com a proximidade da eleição do ano que vem, alguns nomes da velha guarda estão de volta: André Puccinelli e Jerson Domingues. Tudo leva a crer que serão candidatos a deputados estaduais pelo MDB. E o que estava ruim para o deputado Renato Câmara, que aparece nas últimas posições nas pesquisas entre os mandatários, vê seu sonho de ter um quarto mandato chegando ao fim.
**CARRETAS NA RUA **
A coluna Fogo Amigo recebeu dezenas de reclamações sobre as carretas que estacionam dentro da cidade, o que é proibido. Então, pedimos à Agetran, do secretário Juscelino Cabral, que reforce a fiscalização sobre esses caminhões que param em ruas de bairro e chegam a ficar dias parados, sem nenhuma sinalização. Bora trabalhar, Agetran!
**MEDO DE QUE? **
A senadora Soraia coloca obras a pedido da Isa. O deputado Ovando coloca obras para Isa. O deputado Renato Câmara coloca obras pra Isa. E, quando chegar a eleição e a Isa for candidata contra eles, como vai ficar?
COMENTÁRIOS



PRIMEIRA PÁGINA



