Educadores de Dourados param na próxima quarta-feira em defesa da escola pública

ASSESSORIA


Foto: divulgação

Reunidos em assembleia geral na tarde desta quarta-feira (16), no Simted Dourados (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), educadores e educadoras de Dourados (MS) aprovaram paralisação geral para o próximo dia 23 de abril.

Profissionais do Magistério e do Administrativo decidiram pela paralização de um dia nas unidades de ensino da Rede Municipal e da Rede Estadual do município como agenda de luta das atividades da 26ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública.

De 22 a 28 de abril, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promove a mobilização nacional com o tema “Escola Pública não é Negócio. É Direito!”. O evento visa alertar sobre os riscos da privatização, militarização e desvalorização dos profissionais da educação, além de fortalecer a luta por um ensino público democrático e de qualidade.

Ato público em Dourados

Em Dourados, na próxima quarta-feira (23) os profissionais da educação se reúnem, a partir das 8h30, na Praça Antônio João, na manifestação em defesa da valorização dos professores e administrativos educacionais das escolas estaduais, municipais e centros de educação infantil.

Dentre as pautas de luta da categoria estão a defesa de concursos públicos da educação; valorização salarial; Piso para 20 horas do Magistério; Piso Nacional do administrativo da educação; denúncia contra a privatização, militarização, superlotação de salas de aula, municipalização do ensino fundamental, perseguição aos professores e professoras e ataques à liberdade de cátedra; além de cobranças por melhorias de infraestrutura nas unidades educacionais.

Passeata e audiência Pública na capital

O Simted Dourados enviará ônibus com educadores e educadoras douradenses para Campo Grande (MS), onde participam, em conjunto com delegações de outros municípios do Estado, de um ato público e passeata realizados pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) no centro da capital.

Em seguida, os educadores e educadoras participam de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Mobilizados em conjunto com profissionais da educação de todo o Mato Grosso do Sul, os trabalhadores e trabalhadoras acompanham, às 14h, no Plenário Júlio Maia, a audiência pública para discutir o novo Plano Nacional de Educação, com metas e diretrizes para os próximos dez anos, realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto.



COMENTÁRIOS