Policia
Senad prende quadrilha que usava ônibus de turismo para enviar droga ao Brasil
DOURADOS INFORMA LUIZ GUILHERME
Investigadores da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai prenderam uma quadrilha na manhã desta segunda-feira (17/3), em Assunção, capital do país vizinho, dentro da operação ‘Ñuati’. Os criminosos, segundo a polícia, usavam ônibus de turismo de fachada para enviar drogas ao Brasil.
A organização criminosa, sediada no Departamento Central, foi monitorada pelos policiais que apreenderam dois ônibus, três caminhonetes e mais de três toneladas de maconha. O grupo recrutava passageiros desavisados oferecendo pacotes de praia no Brasil a preços muito baixos, quase que gratuitos, lotando assim o ônibus.
Os passageiros, que acreditavam estar se beneficiando de uma superoferta que lhes permitiria conhecer as praias do estado do Paraná, acabavam servindo de ‘mulas’ para o narcotráfico.
Segundo informações da Secretaria Nacional Antidrogas, a rota incluía uma parada para descanso em uma fazenda localizada na área de Zanja Pytã, Departamento de Amambay, ao lado de Ponta Porã, antes de cruzar para o território brasileiro. Chegando lá, eles descansavam e aproveitavam para deslocar o ônibus até um local onde as drogas eram carregadas em compartimentos ocultos preparados previamente sob o piso do veículo.
Quando o ônibus, lotado de drogas, retornou à vila para pegar os passageiros, agentes especiais da Senad, em coordenação com a promotora Pamela Pérez, iniciaram a operação. O local foi invadido e os principais responsáveis pela estrutura foram presos.
O Ministério Público determinou a transferência dos veículos e dos detidos para a Base de Operações da Senad, onde foi realizada a pesagem da carga, totalizando 2.196 quilos de maconha prensada. A droga apreendida está avaliada no mercado brasileiro em aproximadamente 330 mil dólares americanos. Entre os detidos está o financiador da estrutura criminosa.
COMENTÁRIOS


