Irmã Zandira: ‘Que legado inspire à busca por um mundo mais justo e igualitário’, diz Gleice Jane

JOSé HENRIQUE MARQUES €�


Deputada Gleice Jane; no destaque, Irmã Zandira Luvison - Montagem: Eduarda Souza/Folha de Dourados

A deputada estadual Gleice Jane (PT) requereu ontem (12) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), que seja encaminhada Moção de Pesar aos familiares e amigos da Irmã Zandira Luvison, falecida na noite de terça-feira (11), aos 89 anos, em Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

Como nesta quinta-feira (13) é feriado em Campo Grande (dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade), a moção será aprovada na sessão da próxima terça-feira (18), pelo plenário da ALMS.

Leia sobre o trabalho e a repercussão da morte da militante religiosa: Incansável militante das lutas sociais, Irmã Zandira Luvison morre aos 89 anos

Zandira Luvison residiu por várias décadas em Dourados e tem extensa folha de serviços prestados em MS, principalmente no sul do Estado. Foi uma “mulher de fé, militante das causas sociais, e símbolo de luta pela dignidade e direitos das mulheres”, assinala Gleice Jane no documento.

A seguir o texto da moção apresentada pela deputada do PT:

“Requeiro à Mesa Diretora, após ouvido o Colendo Plenário e nos termos regimentais, que seja encaminhada Moção de Pesar aos familiares e amigos da Irmã Zandira Luvison, uma mulher de fé, militante das causas sociais, e símbolo de luta pela dignidade e direitos das mulheres.

A Moção, após aprovada, deverá ser redigida nos seguintes termos:

‘A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, mediante a proposição da Deputada Estadual GLEICE JANE-PT, expressa seu mais profundo pesar pelo falecimento da Irmã Zandira Luvison, cuja vida foi marcada pela dedicação às causas sociais, à luta pela justiça e pela igualdade, especialmente no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Irmã Zandira, membro da Congregação das Irmãs de São José, destacou-se por seu incansável trabalho junto às comunidades mais necessitadas. Em sua trajetória, fundou o Movimento Popular de Mulheres (MPM) em Dourados no ano 2000, onde trabalhou incansavelmente para empoderar mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo-lhes orientação e capacitação para obter independência financeira.

Ela foi essencial na construção da casa abrigo para mulheres em Dourados, proporcionando um refúgio seguro para muitas que sofriam com a violência. Seu trabalho, sua fé e seu compromisso com a justiça social são exemplos inspiradores de dedicação e serviço ao próximo.

Neste momento de dor e saudade, reitero a minha solidariedade, lembrando que Irmã Zandira foi uma guerreira incansável na luta pelos direitos das mulheres e pela justiça social. Esta Casa Legislativa estende seus profundos sentimentos de pesar aos familiares e amigos de Irmã Zandira, bem como a todas as pessoas que foram impactadas por sua vida e obra. Que seu legado continue a inspirar a busca por um mundo mais justo e igualitário.

Com respeito e compromisso.

Palácio Guaicurus, 12 de junho de 2024.

GLEICE JANE

Deputada Estadual – PT’”



COMENTÁRIOS