AEROPORTO
Pendências ainda impedem Estado de licitar novo terminal
Deputado Geraldo Resende acompanha processo em Brasília
DOURANEWS
O deputado federal Geraldo Resende se reuniu na quarta-feira (22) com o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos do Governo Federal e foi informado de que havia, até aquela data, pendências a serem solucionadas, com expectativa de análise em 10 dias, com relação ao projeto de construção de um novo terminal de passageiros para o aeroporto municipal de Dourados.
De acordo com as informações, a última versão do projeto foi entregue pelo Governo do Estado no dia 15 de abril. Com isso, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) priorizou a análise, com a expectativa de que a autorização poderia ser ocorrer no dia 6 de maio. “No entanto, pendências relevantes precisam ser solucionadas para que haja uma nova avaliação da nossa equipe”, explicaram os técnicos do Ministério.
Os itens a serem resolvidos para que haja um novo estudo por parte da SAC estão nos projetos de vias de serviço internas e no orçamento, já que não foi apresentada cotação de itens e houve incompatibilidade de quantitativos. “Nova reunião foi realizada no último dia 20 para alinhar sobre as pendências e espera-se o recebimento de nova versão ainda nesta quinta-feira (23)”, esclareceu a equipe técnica do Ministério de Portos e Aeroportos.
“Dourados está na ‘prioridade 0’, conforme orientação do ministro Silvio Costa. Portanto, esperamos que a nova versão do projeto realmente chegue nesta quinta-feira, para que a análise fique pronta em 10 dias e a partir deste prazo a SAC já possa autorizar o processo licitatório pelo governo do Estado”, diz o deputado Geraldo Resende.
Recursos
A conquista de recursos para a construção do novo terminal de passageiros do aeroporto de Dourados é resultado de um trabalho conjunto, também com a participação do deputado Geraldo Resende, desde os primeiros meses do ano passado. Em junho de 2023, o parlamentar solicitou ao Ministério de Portos e Aeroportos a inclusão da obra, orçada a época em R$ 40 milhões, no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e em outubro os recursos foram confirmados no programa de investimentos do governo federal.
“Essa foi uma solicitação do governador Eduardo Riedel para toda a bancada federal. Como temos mais acesso ao Ministério, fomos atendidos pelo então ministro Márcio França. Essa conquista possibilita que o Governo do Estado possa disponibilizar o mesmo montante de recursos para outras ações prioritárias”, explica Geraldo Resende.
O terminal
O novo terminal de passageiros do aeroporto de Dourados será mais amplo que o atual, e com espaços para lanchonete e lojas comerciais. De acordo com Termo de Compromisso firmado entre o Governo do Estado e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), o espaço deverá conter: uma Central de Utilidades (caixa de água, casa de força, etc.), com 183,47 m²; um Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 m²; uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), com 96,73 m²; uma Sessão de Combate à Incêndio, com 368,11 m²; e o próprio terminal, com 2.655,37 metros quadrados.
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS
“Natal Encantado Dourados” se torna local de confraternização para as famílias




PRIMEIRA PÁGINA
"Natal Encantado Dourados"
“Natal Encantado Dourados” se torna local de confraternização para as famílias




