Projeto de pontes em estradas rurais geram polêmica em Douradina

Condições de execução, tamanho, prazo entre outros assuntos geram discussões sobre construção de pontes nas áreas rurais de Douradina-MS.

DOURADINA EM FOCO


 

A polêmica sobre a construção das pontes na cidade tem trazido debates sobre agricultura e política, de um lado produtores rurais do outro gestão pública, ambos defendem interesses de suas classes.

A discussão iniciou pouco menos de um mês, quando um grupo de vereadores foi acionado por produtos rurais para ver o andamento da construção que está atrasada, provocando transtornos em Nova época de safra e plantio.

Dias depois, Nal Barroquiel produtor rural, ex vice prefeito, Vereador e Presidente da Câmara, acompanhou e divulgou em sua rede social a inspeção das pontes por servidores da Agesul e servidores de Dourados-MS, na qual constatou divergência entre o projeto e a execução, gerando críticas da população.

Em defesa das pontes, o Prefeito Jean Fogaça, visitou a construção junto a servidor da mesma Agesul, informando que as Pontes estavam todas em boas condições e ideias para o trânsito rural, criticando as manifestações contrárias.

Nal Barroquiel, resolveu provar que a construção estava fora dos padrões mínimos necessário ao atendimento do produtor rural, fez um vídeo com maquinário agrícola na pista de acesso a ponte, provando que o tamanho da ponte era insuficiente a passagem do implemento.

Tentando manter sua tese de que a construção atende a necessidade, o Prefeito de Douradina-MS, postou em um aplicativo de mensagens uma imagem na qual induz o entendimento de que todo os equipamentos agrícolas devem ser transportados em pranchas e, quem pensa diferente possui transtornos mentais.

Procurado, o produtor rural Nal Barroquiel disse ao site que as estradas rurais são justamente para livre circulação de maquinários agrícolas, da qual as Pontes que estão construindo deveriam atender “não há nada que obrigue o produtor a transportar suas máquinas em pranchas, as construções deveriam atender justamente o agro, as informações do projeto trazem uma ponte de 6 metros quando na verdade tem 5.20 cm”. O produtor ainda crítica a gestão municipal “quem mais deveria defender e buscar melhores condições ao agro da cidade é quem atrapalha, prova que não tem planejamento e capacidade de gestão” finaliza.

O Código de Trânsito Brasileiro e resoluções, obrigam o transporte em pranchas apenas em rodovias e vias de grande circulação, existem ainda, autorização de trânsito inclusive em rodovias sob requisitos de Autorização Especial de Trânsito (AET).



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