Fapec zera a redação de 6 mil estudantes em prova de vestibular

: CAMPO GRANDE NEWS


Alvo de críticas na aplicação de processos seletivos em Mato Grosso do Sul, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Cultura) zerou a redação de 6.276 dos 14.701 estudantes que prestaram o vestibular 2024 da UFMS. O edital, que tornou pública as notas do certame antes do período de recurso, foi divulgado nesta quinta-feira (11).

No X, antigo Twitter, a sigla da responsável ficou entre os assuntos mais comentados no Estado nesta sexta (12). "Pelo visto, 6 mil [estudantes] fugiram do tema, né? Valeu, Fapec", escreveu um dos inscritos.

Entre as etapas do vestibular, estudantes tiveram que produzir texto dissertativo relacionado ao “direito de acesso à arte como condição humana” na versão impressa, e sobre “a problemática de filtros nas redes sociais, desde a regulamentação do uso até a conscientização”, na edição digital.

"Todo mundo que tirou 100, teve a nota mínima por fugir à temática", respondeu outra estudante. "Segundo a organização, somos incapazes de fazer um texto", finalizou. 

Nenhum inscrito na principal porta de entrada da UFMS tirou pontuação máxima na versão presencial, segundo o documento que pode ser acessado clicando aqui. Conforme apurado pela reportagem, a listagem de notas zero não abrange aqueles que fizeram a prova digital, uma vez que a aplicação foi de responsabilidade da Fundação Vunesp.

Outro lado - Em nota enviada à imprensa, a fundação disse que a distribuição de notas mínimas se deu ao não cumprimento de critérios básicos na estrutura da redação. São eles: adequação ao tema, organização textual, estrutura dissertativo-argumentativa, coesão e emprego da norma padrão.

"A adequação temática é um dos primordiais critérios para a avaliação. No caso de fuga ao tema, por exemplo, o texto não é considerado pela banca avaliadora e o candidato recebe a nota padrão de 100 pontos”, diz a Fapec.

Ainda no texto, a organizadora ressaltou que está com equipes de plantão em seus canais de dúvida para atender os estudantes lesionados. Basta entrar em contato pelos telefones (67) 99925-9405, (67) 3345-5900, (67) 3345-5910 e (67) 3345-5915. O atendimento também ocorre pelo e-mail [email protected].

O período de recurso administrativo segue aberto, até às 23h59 de 14 de janeiro. O resultado final será divulgado no dia 26



COMENTÁRIOS