Operação desarticula parte de facção que usava armas e adolescentes para praticar crimes


Foto: Polícia Civil

A PC (Polícia Civil) divulgou as primeiras informações sobre a operação Artus, deflagrada na manhã desta terça-feira (12/12), em oito cidades de Mato Grosso do Sul, além dos estados de São Paulo e Paraná, que visa combater o crime organizado e o tráfico de drogas.

Até o momento, pelo menos 11 pessoas foram presas, sendo uma em Nova Andradina, uma em Ponta Porã – fronteira com o Paraguai -, três prisões no presídio de Campo Grande e três na penitenciária de Três Lagoas. Na cidade de Guaíra (PR), uma pessoa também foi presa. Outros dois indivíduos foram detidos em flagrante por tráfico.

Ao todo, são 120 policiais nas ruas cumprindo 30 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão. Na região do Vale do Ivinhema, parte de uma facção criminosa foi desarticulada por agentes do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Nova Andradina.

O grupo, devidamente estruturado, com divisão de tarefas e caráter permanente, utilizava armas e adolescentes para praticar vários crimes. As investigações tiveram início em maio de 2023, quando a Polícia Civil começou a identificar e monitorar os alvos.

Confronto

Durante a execução das ordens judiciais, um jovem de 25 anos, identificado como Osvaldin Procópio Barbosa, morreu ao trocar tiros com os policiais. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38.

O indivíduo possuía várias policiais por crimes diversos, dentre eles, duas tentativas de homicídio, três por tráfico de drogas, roubo majorado pelo concurso de pessoas, roubo, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e dano qualificado.

Saiba mais

A operação conta com apoio das delegacias da Regional de Bataguassu, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí, Três Lagoas, Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros e Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira).

Um helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) também foi utilizado no cumprimento dos mandados.

 

assessoria



COMENTÁRIOS