De volta dos Emirados Árabes, Barbosinha vê ações que podem ser implementadas em MS


Após passar quase uma semana em missão internacional nos Emirados Árabes Unidos, o vice-governador Barbosinha (PP) detalhou nesta segunda-feira (23/10), ações tecnológicas e de sustentabilidade vistas durante a viagem que, no entender dele, podem ser, a médio prazo, aplicadas em Mato Grosso do Sul. 


Na coordenadoria regional do Governo, em Dourados, o político relatou também a tentativa de trazer uma missão daquele local para conhecer as potencialidades do Estado. 

Em dezembro, um grupo de empresários investidores desembarca no Brasil para prospectar no país. 


“Marcamos possivelmente uma reunião para dezembro [deste ano], com comitiva árabe visitando Mato Grosso do Sul (...). Eles têm interesse em atrair investidores e também investir em outros países”, contou, citando a abundancia da água e as comodities produzidos aqui como potenciais interesses dos Emirados Árabes.

Sobre ações a curto e médio prazo que podem ser utilizadas como exemplo para implantação em terras sul-mato-grossenses, o vice-governador relatou que algumas já vêm sendo realizadas, e citou os investimentos privados em tecnologia através da implantação das infovias digitais – que pretende interligar e levar internet rápida aos prédios públicos nos 79 municípios.

Outro ponto é buscar implementar energia renovável para trazer sustentabilidade e também conforto à população. 


Como exemplo, usou os pontos de ônibus naquela região, todos climatizados e equipados com tomadas e carregadores de baterias. 

“Na questão da energia, podemos dar um salto gigantesco. Não sei quanto o município de Dourados gasta com energia, por exemplo, mas poderia pensar em algo sustentável [com implantação de parques que produzam energia limpa]. Os pontos de ônibus, por exemplo, se eu tenho energia eu posso climatizar eles”, citou, afirmando que seria algo impensável sem a possibilidade dessa tecnologia.  

“Não é uma questão apenas de dinheiro, são questões inovadoras que podemos aplicar por aqui”, contou o vice-governador. 

Eixos

Barbosinha lembrou os eixos defendidos no atual governo para defender ações de sustentabilidade. O Estado tem utilizado essas premissas para buscar investimentos no Brasil e exterior. 

“Os eixos do governo falam em um Estado próspero, inclusivo, verde e digital, são os quatro eixos. Primeiro ponto acho que podemos exercer uma parceria grande com relação comodities. E temos condições de estabelecer parcerias da questão de desenvolvimento e tecnologia. Temos uma PPP (Parceria-público privada) para construir o maior parque de energia fotovoltaica do Estado. Todos os órgãos públicos serão sustentados por essa energia da usina. Tempos uma PPP da fibra ótica para levar internet aos 79 municípios. E, penso que esses estudos desenvolvidos lá não são fechados, não são só para eles, são conceitos que temos que começar a trazer para cá. Como o reuso das águas, não temos esse conceito. Não captamos água das chuvas”, contou.

O vice deve se encontrar nos próximos dias com o governador Eduardo Riedel (PSDB). De acordo com ele, um dossiê com tudo o que foi visto nos Emirados Árabes será repassado para análise. 
 

douradosnews

 Adriano Moretto



COMENTÁRIOS