vacinação
Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira em Dourados
Campanha foi antecipada devido ao aumento de casos de doenças respiratórias em todo o Estado
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) antecipou a vacinação contra a Influenza em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Oficialmente, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início em 10 de abril e o Ministério da Saúde enviou a primeira remessa com 92 mil doses do imunizante. Em Dourados, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinação do PAM a partir da próxima segunda-feira (3).
A decisão de liberar a aplicação das vacinas em todo o Estado já a partir desta terça-feira (28) foi tomada devido ao aumento de casos de doenças respiratórias registrados em diversos municípios. “Nós já estamos realizando a entrega desta primeira remessa de 92 mil doses. Até o momento, 38 municípios já fizeram a retirada do imunizante e já estão aptos a iniciar nesta terça-feira', explica a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.
Segundo o gerente do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), Edvan Marcelo Marques, a vacinação contra influenza começa na próxima segunda-feira em Dourados para que todas as UBSs sejam abastecidas com as novas doses. “De acordo com a programação da SES, vamos retirar as doses reservadas para o município nos próximos dias e depois fazer a logística para que cheguem em todos os pontos da cidade e nos distritos'.
Edvan explica que este ano o Ministério da Saúde abriu a vacinação para todos os públicos, começando com os grupos prioritários. “Nesta primeira fase serão vacinados os mais vulneráveis, mas a expectativa é que nas próximas semanas a vacinação seja liberada para todas as pessoas', completa.
Quem pode se vacinar?
Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde; Crianças (6 meses a menores de seis anos; Gestantes; Puérperas; Povos Indígenas; Professores; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuário; Forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
ASSESSORIA.