Telefonia e serviços financeiros lideram reclamações no Procon de Dourados


Levantamento do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Dourados mostra que empresas do ramo financeiro e de telefonia são as que lideram o ‘ranking’ de reclamações do órgão. 

Durante todo o ano de 2022, o órgão obteve 4.539 queixas de usuários, na busca de tratativas para insatisfação quanto a produtos/serviços. Deste total, 1700 reclamações eram relacionadas a serviços financeiros (agências bancárias, financiadoras) e 645 a telefonia.  


O balanço mostra ainda que serviços ligados a água, energia e gás também tem registrado um número elevado de queixas, sendo 265, no ano anterior. 

Outras reclamações também registraram número significativo, como na área da saúde, 174, educação, 108, produtos de telefonia e aparelhos de informática,154, turismo e viagens, 133, transporte, 83, habitação, 70, alimentos, 26. 

Conforme o diretor do órgão, Antonio Marcos, cerca de 50% dos registros tem sido solucionado, o que representa um índice plausível. 

Para ele, o consumidor tem cada vez mais se atentado e buscado seus direitos, o que se dá devido a disseminação de informações neste sentido feitas pelo órgão, em conjunto com outras instituições, mídia, entre outros. 

“É um número elevado e mostra que essa consciência tem se ampliado”, diz.

Ações 

Na semana que comemora o Dia do Consumidor (15 de março), o Procon realiza uma série de ações, no intuito de conscientização das pessoas quanto ao CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Nesta quarta-feira (15) será iniciada a programação de palestras em escolas da rede municipal. Também acontecerá ações em conjunto a universidades particulares. No dia 18, uma blitz educativa acontece em Dourados, na praça Antonio João. 
 

 

douradosnews

Gizele Almeida



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