MS
Encontro na Aldeia Tereré debate políticas públicas para indígenas de MS
Neste final de semana foi realizado o II Encontro dos Povos Indígenas do Pantanal na Aldeia Tereré, em Sidrolândia. O evento mobilizou vinte e oito caciques de diferentes povos e entre os participantes também estavam presentes professores, trabalhadores em saúde indígena e lideranças indígenas, além de representantes do Governo do Estado.
O evento foi promovido pela Articulação dos Povos Indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul e na composição da mesa de abertura contou com lideranças indígenas dos povos Terena, Guató, Ofayé, Kinikinau, Kadiweu e parlamentares vereadores indígenas.
O encontro, que debateu desafios e políticas públicas para populações indígenas do MS, contou ainda com os seguinte representantes do governador Eduardo Riedel: Humberto de Mello – secretário Executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais de MS; Eduardo Pereira – presidente do Conselho Estadual do Trabalho e Renda do MS; Viviane Luiza – secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer; e Fernando Souza – subsecretário de Políticas Públicas Para População Indígena de MS.
Foi um momento oportuno para as lideranças indígenas apresentarem os principais desafios e ausências de políticas públicas nas comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.
Durante as falas, foi lembrado o compromisso do então candidato ao Governo de MS, Eduardo Riedel, com a população indígena, firmado durante a campanha eleitoral. Agora, empossado, irá receber todos os caciques dos Povos Indígenas do Pantanal, no próximo dia 23 de fevereiro, em Campo Grande.
Durante o evento, também foram apresentadas aos representantes do governo preocupações e propostas quanto à educação escolar indígenas, a Universidade para Povos do Pantanal, segurança alimentar, presença de trabalhadores indígenas na colheita de maçã no sul do Brasil, cursos profissionalizantes específicos para comunidades indígenas, políticas públicas para mulheres, jovens indígenas, bolsa universidade, Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
FOLHA DE DOURADOS
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS



PRIMEIRA PÁGINA
