PARAGUAI
Vereador e advogado ligados a pastor traficante se entregam à polícia
Três paraguaios procurados pela Justiça do país vizinho há quase um ano por suspeita de ligação com o tráfico internacional de cocaína se entregaram na noite desta terça-feira, dia 31 de janeiro, à Senad (Secretaria Nacional Antidrogas).
Magno Daniel Deleon Villalba, Aníbal Estigarribia Casco e Milciades Ramírez Morel são oriundos da região de Curuguaty, povoado a 60 km de Paranhos, em Mato Grosso do Sul, e seriam ligados ao pastor José Alberto Insfrán Galeano.
Assim como os líderes do Clã Insfrán, os três homens foram alvos da Operação “A Ultranza PY”, em fevereiro de 2022. A organização é apontada como responsável pelo envio de grandes carregamentos de cocaína para países da África e Europa.
Segundo a Senad, os três possuem participação ativa na lavagem de dinheiro oriundo do narcotráfico, principalmente través da Cooperativa San Cristobal, presidida pelo ex-deputado federal paraguaio Juan Carlos Ozorio.
Conforme o site Campo Grande News, eles e outros investigados que permanecem foragidos são acusados de utilizar o sistema financeiro paraguaio para lavar dinheiro do tráfico através de diversas transações, entre as quais empréstimos concedidos pela cooperativa e desconto de cheques.
Magno Villalba é advogado e vereador em Curuguaty. Segundo a Senad, para ser eleito, ele recebeu financiamento da igreja do pastor José Insfrán, com quem tem estreitas ligações. Os dois chegaram a fazer viagens à Colômbia na companhia de Juan Carlos Ozorio.
Aníbal Estigarribia Casco é ex-militar e também advogado. Ele é pai de Luis Ivan Estigarribia Alderete, 25, testa de ferro da organização, preso no dia 3 de janeiro deste ano na fronteira com MS.
Apontado como responsável em descontar cheques milionários na cooperativa e por esconder patrimônio dos traficantes, Aníbal foi candidato a vereador de Curuguaty.
Milciades Ramírez Morel também é vinculado ao pastor José Alberto Insfrán Galeano e teria feito descontos de cheques e empréstimos através da Cooperativa San Cristóbal. Ele também viajou para a Colômbia com o pastor e o ex-deputado.
douradosnews
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS
Polícia penal faz 'varredura' após drones serem utilizados para lançar drogas na PED




PRIMEIRA PÁGINA
Penitenciária de Dourados
Polícia penal faz 'varredura' após drones serem utilizados para lançar drogas na PED




