ASSEMBLEIA DE MS
Reinaldo pacifica o PSDB; Gerson Claro e Paulo Corrêa comandarão a Assembleia Legislativa
A entrada do ex-governador e presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja, nas articulações para a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sacramentou os nomes dos deputados Gerson Claro (PP) e Paulo Corrêa (PSDB) nos dois cargos mais importantes da Casa: presidente e primeiro-secretário.
Ocorre que dois tucanos faziam objeção à dupla: Mara Caseiro, por ser a mais votada em outubro passado, pleiteava a presidência e Jamilson Name queria a primeira-secretaria. Mas, na tarde de ontem (30), com a presença de Reinaldo Azambuja, as arestas foram aparadas e o PSDB saiu coeso da reunião, qual participou, em certo momento, Gerson Claro, que agora garante ter mais de 13 assinaturas apoiando seu nome.
A reunião foi realizada na Governadoria e contou com os seis deputados estaduais eleitos: Jamilson Name, Mara Caseiro, Lia Nogueira, Zé Teixeira, Paulo Corrêa e Pedro Caravina, além do governador Eduardo Riedel (PSDB) e o articulador político e secretário-executivo do escritório de relações institucionais e políticas no Distrito Federal da Secretaria de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula.
“A Mara que era pretensa candidata a presidente abriu mão em nome de um aliado, do PP, que é o Gerson. Isso está bem amadurecido”, disse Reinaldo à imprensa ao final da reunião, o que foi depois confirmado pela deputada.
Com o recuo de Jamilson Name, agora, aparentemente, o único obstáculo para a eleição de Paulo Corrêa é deputado João Henrique Catan (PL), que já registrou candidatura junto à mesa diretora, mas sem capilaridade para abalar o favoritismo do atual presidente da AL, Paulo Corrêa.
Assim, a configuração atual da mesa diretora tem na presidência, Gerson Claro; na primeira vice-presidência, Renato Câmara (MDB); como primeiro-secretário Paulo Corrêa; segundo-secretário Pedro Kemp (PT). Há ainda três cargos em negociação: segunda e terceira vice-presidências e terceiro secretário.
A sessão solene de posse dos deputados estaduais que irão compor a 12ª Legislatura está marcada para esta quarta-feira (1º de fevereiro) às 9 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, em Campo Grande.
Os deputados diplomados se reunirão na sede da ALEMS em sessão preparatória, independentemente de convocação, para a solenidade de posse e também para a eleição da nova Mesa Diretora, que dirigirá os trabalhos nas duas Sessões Legislativas sequentes (2023 e 2024).
A eleição da Mesa Diretora será feita por votação nominal e aberta, à(s) chapa(s) ou a candidatos individuais, que devem ser registrados até o início da sessão. De acordo com o regimento interno da Casa, um mesmo deputado poderá figurar em mais de uma chapa apresentada, ou de forma individual ou avulsa, desde que concorrendo ao mesmo cargo eletivo.
Na quinta-feira (2), às 9 horas, também na AL, será realizada a sessão solene de instalação da 1ª Sessão Legislativa (2023), com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), que fará a leitura da mensagem do Poder Executivo aos demais Poderes e ao povo sul-mato-grossense.
folha de dourados
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS
Polícia penal faz 'varredura' após drones serem utilizados para lançar drogas na PED




PRIMEIRA PÁGINA
Penitenciária de Dourados
Polícia penal faz 'varredura' após drones serem utilizados para lançar drogas na PED




