Lia Nogueira é a Primeira Douradense de Fato Eleita a Deputada Estadual


Mato Grosso do Sul escolheu no último dia 2 os deputados estaduais que ficarão na Assembleia Legislativa no próximo mandato. Uma das eleitas é Lia Nogueira, do PSDB, que recebeu 1,06% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas no estado. A Lia Nogueira fará parte da bancada do partido na assembleia pelos próximos quatro anos.
Dos sete vereadores de Dourados que concorreram às eleições para a Câmara Federal e também para Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, somente a vereadora Lia Nogueira conseguiu sair vitoriosa.
Disputaram as eleições estadual no Mato Grosso o Sul, 136 mulheres, sendo que duas delas se elegeram: Mara Caseiro (PSDB), eleita com 49.512 votos e Lia Nogueira (PSDB) que ficou com a segunda cadeira e recebeu 15.155 votos.
Lia Nogueira é jornalista e vereadora em Dourados. "Foi na raça, no suor, mas Mato Grosso do Sul abraçou a ideia, principalmente Dourados. Lugar de mulher é onde ela quiser, assumir o espaço de poder na política. A primeira douradense de de fato eleita, só gratidão
 
", afirmou Lia ao Voz da Comunidade.
Uma linha do tempo das legislaturas evidencia a dificuldade para mulheres serem eleitas na Assembleia Legislativa, que tem 24 vagas. A primeira formação foi em 1979, mas mulheres só chegaram ao poder em 1987, quando foram empossadas Marilene Coimbra e Marilu Guimarães. No ano de 1995, uma deputada tomou posse: Celina Jallad, que foi reeleita para o mandato seguinte.
No ano de 2003, a Casa de Leis tinha duas deputadas: Celina e Simone Tebet. Elas permaneceram até 2007. No ano seguinte, somente Dione Hashioka se elegeu, mas Celina Jallad assumiu durante a legislatura. Na sequência, a Casa de Leis teve apenas duas deputadas: Dione Hashioka e Mara Caseiro. Em 2014, foram três eleitas, um recorde: Grazielle Machado, Mara Caseiro e Antonieta Amorim.
A deputada eleita creditou sua eleição ao trabalho realizado na Câmara Municipal. “Nunca me omiti nas votações de interesse da população e penso que o eleitor viu isso”, diz Lia, uma das poucas vozes da bancada oposicionista.

 


Redação voz Dourados.



COMENTÁRIOS