PMA aperta fiscalização em operação

Petrechos são apreendidos em acampamentos


Polícia Ambiental confere irregularidades em rio - (Foto: Divulgação)

Na operação Dia de Finados no rio Dourados, visando prevenir a pesca predatória em vigilância dos cardumes, os policiais militares ambientais da base no município fiscalizaram, até a noite de sexta-feira (28) passada, três acampamentos, 19 embarcações de pescadores amadores e profissionais, bem como pessoas que pescavam nos barrancos do rio, em um total de 47 pescadores e apreenderam petrechos de pesca ilegais. Os policiais ainda continuam no rio, em monitoramento aos cardumes.

Os pescadores abordados pescavam legalmente, porém, a equipe localizou e retirou do rio, duas redes de pesca, além de 45 anzóis de galho (petrechos proibidos), que estavam armados no curso d’água. Os infratores que armaram os petrechos não foram localizados. Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados do rio pelos policiais, especialmente, as redes.

 
A PMA afirma, porém, que há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto, tentando camuflar a atividade ilegal e que compromete a sobrevida das espécies.  

 

Douranews



COMENTÁRIOS