Mandatos de diretores de escolas é prorrogado até 2024

Sessão da Câmara de Dourados foi movimentada nesta segunda-feira


Diretores escolares lotaram as galerias na sessão - (Foto: Divulgação)

A Câmara de Dourados aprovou, mesmo sob protestos de alguns vereadores, em regime de Urgência Especial solicitado pelo prefeito, o Projeto de Lei 182/2022 do Executivo, que prorroga o mandato dos diretores e adjuntos das unidades escolares da Reme (a Rede Municipal de Ensino) até dezembro de 2024.

 

A proposta foi aprovada por maioria de votos, com a presença massiva de diretores de unidades escolares, que lotaram o plenário e acompanharam atentamente as deliberações. Um documento, assinado por vários educadores, chegou ao plenário e contribuiu para a aprovação da matéria.

 
Ainda durante a sessão, outros seis projetos que constavam na pauta de Ordem do Dia da 32ª Sessão Ordinária do ano, realizada na tarde desta segunda-feira (26), foram aprovados.

Em segunda discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 005/2022, que altera o § 1º do Artigo 134-A da Lei Orgânica do Município e inclui no projeto da LOA (Lei Orçamentária Anual) do município para o exercício 2023/2024 a possibilidade de destinação de emendas impositivas para a defesa dos animais, com recursos que poderão ser direcionados para Associações de Protetores de Animais.

Já em primeira discussão e votação, os vereadores aprovaram três projetos de lei:

- de autoria do vereador Tio Bubi (PSD), que denomina Rua Dr. Ilço de Aguiar a Rua X, em toda a sua extensão, localizada no loteamento Parque Nova Dourados;, e Narciso Claro de Assumpção a Rua Projetada C 08 C, em toda a sua extensão, localizada na Vila Cachoeirinha;

- de autoria do vereador Olavo Sul (MDB), que denomina Rua Rildo de Oliveira da Silva, a Projetada entre a Avenida Dom Bosco e a Rua 15 de novembro, em toda sua extensão, localizada no distrito de Indápolis;

Em única discussão e votação, foram aprovados dois projetos de Decretos Legislativos:

- de autoria do vereador Olavo Sul (MDB), que concede o diploma de Jubileu de Renda para a Defesa Civil Municipal, alusivo aos 13 anos de sua criação; e o que concede diploma de Jubileu de Granito para a Escola Municipal Firmino Vieira de Matos, alusivo aos 48 anos de sua fundação;

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre do dia, falou a psicóloga da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Silviane Krokosz. Ela destacou as ações sociais desenvolvidas no mês ‘Setembro Verde’, voltadas à conscientização da população sobre a importância do tema.

Prêmio Coração Verde

O Prêmio Coração Verde, instituído pelo legislativo douradense em 2002, com o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na luta e defesa do Meio Ambiente, foi entregue durante intervalo da sessão. A homenageada deste ano foi a microempresa Vencedora Ambiental, representada por Teresa Rolim, filha do fundador Antônio Machado Rolim.

A indicação foi do vereador Rogério Yuri (PSDB), destacando os trabalhos da empresa para com a destinação correta de resíduos sólidos, gerando empregos, trabalhando com a conscientização ambiental e diminuição de danos ao Meio Ambiente por meio de reciclagem.

 

Douranews 



COMENTÁRIOS