Política
Eleitores das regiões Sul e Sudeste livram Simone de ficar com 0% em nova pesquisa
Em nova pesquisa do PoderData, realizada entre os dias 16 e 18 deste mês, Simone Tebet (MDB) segue com 1% na disputa pela presidência da República. A senadora sul-mato-grossense só não ficou com 0% graças aos eleitores das regiões Sul e Sudeste, já que nas demais, inclusive no Centro-Oeste, ela não pontuou, conforme o levantamento divulgado pelo site Poder360. (veja aqui)
A emedebista ficou com 0% também entre as mulheres e só pontuou graças aos homens, onde obteve 1%, e lhe garantiram a ficar na frente do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e do cientista político Felipe D’Ávila (Novo).
Veja mais:
Setores do MDB articulam para Doria desistir para apoiar Simone Tebet para presidente
Ainda sem empolgar o eleitor, Simone oscila entre 0% e 2% em novas pesquisas; Lula tem 44%
MDB estuda relançar programa de Michel Temer para campanha de Simone Tebet
Na sondagem, que ouviu 3 mil eleitores por telefone em 511 cidades e tem margem de erro de 2% para mais ou menos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve na liderança, passando de 40%, em dezembro, para 42%. No mesmo período, Jair Bolsonaro (PL), oscilou de 30% para 28% e se manteve confortável na segunda colocação.
Nenhum candidato cotado para ser o representante da terceira via pontuou dois dígitos no levantamento. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) variou de 7% para 8%. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, que terá a candidatura lançada hoje pelo PDT, manteve-se em queda e foi de 4% para 3%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), caiu de 4% para 2%.
André Janones (Avante) permaneceu com 2%. Simone e o senador Alessandro Vieira (Cidadania) também ficaram estáveis, mas em 1%. Pacheco e D’Ávila seguem com 0%. O percentual de votos em brancos e nulos foi de 5% para 6%, enquanto os indecisos somaram 6%.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02137/2022, a pesquisa mostra Simone estável na lanterna. A senadora só se manteve com 1% graças aos eleitores do sexo masculino, onde se manteve com 1%. Entre as mulheres, Simone tem 0%.
A senadora também ficou com 0% nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O mesmo percentual foi registrado entre os jovens e idosos. A emedebista alcança 1% entre os eleitores na faixa etária de 25 a 59 anos. Entre os mais ricos, com renda superior a cinco salários mínimos, Simone alcança 2%, o maior índice no atual levantamento.
Lula lidera com ampla vantagem entres mulheres. O petista fica com 48% contra 17% do presidente entre as eleitoras. Já entre os homens, Bolsonaro lidera, com 41% contra 35% do ex-presidente.
Lula vence Bolsonaro em duas regiões. No Nordeste, o placar a favor do petista é de 57% a 22%. No Sudeste, maior colégio eleitoral, o ex-presidente tem 40% a 28%. Bolsonaro lidera com folga no Norte, 46% a 37%, e empata com Lula no Centro-Oeste, 36% a 35%. No Sul, os dois empatam em 27%, enquanto Moro fica com 23%.
A desidratação de Ciro e Doria beneficia Lula, que está no limite da margem de erro para vencer no primeiro turno. O petista tem 42%, contra 45% dos adversários.
O JACARÉ.