Política
Com mais documentos que mostram ‘farra da propaganda’, vereadora estuda propor CPI.
De posse de novos documentos que demonstram a desproporcional aplicação dos recursos da verba publicitária da Câmara de Dourados durante a gestão do ex-presidente Alan Guedes (Progressistas), atual prefeito de Dourados, em articulação com o atual chefe de gabinete da Prefeitura, jornalista Alfredo Barbara Neto, que é dono do jornal DiárioMS, a vereadora Lia Nogueira (do mesmo partido do prefeito) confirmou na sessão remota desta segunda-feira (14) que aguarda a entrega de mais alguns comprovantes solicitados da Mesa Diretora para encaminhar o pedido de instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com o fim de investigar a ‘farra da propaganda’ comandada por Guedes-Barbara entre os anos de 2019-20 na gestão do atual prefeito como presidente da Câmara.
Mais uma vez, conforme novos números revelados na sessão desta segunda-feira, Lia Nogueira mostrou que, realmente, o DiárioMS do chefe de Gabinete do prefeito foi o maior beneficiário do dinheiro da propaganda oficial da Câmara com Alan Guedes presidente do Legislativo. De posse desses documentos, a vereadora prometeu acionar o MPE e o MPF, instâncias de apuração no âmbito estadual e federal, “porque fui eleita para fiscalizar o dinheiro público”, reiterou.
Depois de mostrar que Barbara passou a receber verbas mensais da ordem de R$ 40 mil nos últimos meses da gestão do já eleito prefeito Guedes, a vereadora Lia Nogueira apresentou novas planilhas obtidas junto à Casa indicando a média mensal da ordem de R$ 25 mil que predominou da boa amizade construída pelo ex-presidente com o jornalista do DiárioMS, via a agência de publicidade Lupa Comunicação, que ainda é a detentora da conta na atual gestão da Câmara.
Lia revelou, por exemplo, que em março do ano passado a Câmara pagou por uma inserção (espaço de anúncio publicitário) na TV Morena, que ela classificou como “uma das maiores potências da América Latina”, o equivalente a R$ 517, enquanto o DiárioMS, “já falido desde aquela época”, como disse a vereadora da tribuna, recebeu R$ 6.390 por uma única veiculação publicitária. Na média, em março de 2020 a TV Morena recebeu, por 13 inserções, R$ 6.731, e o DiárioMS, por quatro veiculações, em torno de R$ 25.500.
Articulação
Ao levantar a primeira denúncia no episódio que ficou conhecido como ‘farra da propaganda’, na sessão do dia 17 do mês passado, a vereadora Lia Nogueira [ela foi a única eleita na coligação de Alan Guedes e a segunda mais votada para a Câmara, com 1.880 votos], denunciou a existência de uma articulação envolvendo a agência Lupa Comunicação, que detém a conta publicitária da Câmara e cujo dono, o agente penitenciário concursado do Estado Milton Ribeiro Junior, é, desde março, companheiro de sala de Alfredo Barbara na Assessoria Especial do prefeito, depois de cedido pelo governador Reinaldo Azambuja para o Município. Ambos, Alfredo Barbara e Milton Junior, foram os responsáveis pelo ‘marketing’ da campanha vitoriosa de Alan Guedes, concentrando as ações ora na empresa de publicidade, ora na sede do jornal, espaços que funcionaram como ‘comitês’ alternativos de campanha entre agosto e novembro do ano passado, como comprovou a vereadora.
Conforme repercutiu o jornal folhadedourados há um mês, na presidência da Câmara (2019-2020), o atual prefeito de Dourados destinou cerca de 30% dos recursos à divulgação dos trabalhos do Legislativo a um único empresário de comunicação: Alfredo Barbara Neto, que recebeu no período algo em torno de 800 mil reais.
Na Prefeitura, Alan já enfrentou três protestos na porta do gabinete e dois na porta da casa dele, além de forte manifestação contra o ‘lockdown’ instituído entre os dias 30 de maio e 12 de junho, em atitude isolada quando todos os municípios da macrorregião permaneceram de portas abertas. Agora, decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) mandou as cidades vizinhas se fecharem e Dourados optou por ‘relaxar’ nas medidas de combate à propagação da Covid-19.
douranews.