Pesquisa sinaliza nova disputa Riedel x Contar

Direita raiz tenta se reunificar para enfrentar governador

DOURANEWS


Chama o Capitão! Contar pode retomar disputa - (Foto: Reprodução)

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Ranking, mostra o governador Eduardo Riedel (PP) na liderança para o Governo do Estado, em todos os cenários pesquisados, com possibilidade de vitória no primeiro turno. Porém, há um alerta em cenário que se aproxima de decidir as Eleições 2026 em Mato Grosso do Sul em segundo turno... e contra o Capitão Contar. Reeditando 2022.

Nesse quadro, em primeiro cenário, segundo o Ranking, Riedel tem 41,2%, seguido por Contar (PRTB), que aparece com 18%, a melhor média obtida entre os 3.000 eleitores ente os dias 1 e 7 de outubro. A margem de erro é de 1,8 e o intervalo de confiança de 95%.

 
O ex-deputado Fábio Trad, recentemente filiado ao PT, assegura a margem de 12% tradicionalmente consagrada a um candidato de esquerda nessa modalidade de disputa no Estado. Ex-senador e ex-candidato ao Governo, o engenheiro Delcídio do Amaral (PRD), tem 6% e Renato Gomes 1%. Outros 21,8% não sabem ou não responderam.

 

Direita-raiz ensaia o 'troco'

 

Este primeiro cenário é o que mais indica uma possibilidade de segundo turno, dentro da margem de erro. Riedel teria, na pior variação da margem, 39,4%. Já os candidatos somados  chegariam a 38,8%, na melhor variação da margem, avalia o instituto de pesquisa da capital do Estado.

 

No segundo cenário, Riedel tem 45%; seguido por João Henrique Catan (PL), 16,4%; Zeca do PT, 8,2%; Delcídio do Amaral (PRD), 6,8%; Beto Figueiró, 1%. Outros 22,6% não sabem ou não responderam.

 

A direita-raiz, como preferem ser denominados os bolsonaristas que ainda não absorveram a 'tomada' do PL pelo grupo ligado ao ex-governador Reinaldo Azambuja e o atual, Eduardo Riedel, busca se reinventar e pode recorrer exatamente ao Capitão Contar para tentar a 'retomada' no Estado.

 

Rejeição

 

O instituto também perguntou em quem o eleitor não votaria. Zeca foi o mais citado, com 24,5%; seguido por Delcídio, 13,6%; Contar, 11,8%; Fábio Trad, 9,2%; Riedel, 8,6%; Catan, 6%; Renato, 3,4%; e Beto Figueiró, 2,9%. Outros 20% não responderam.

 

 



COMENTÁRIOS