'Volta dos voos comerciais no Aeroporto de Dourados é uma obsessão”, diz Marçal

ASSESSORIA


Prefeito Marçal Filho destacou união de esforços para retomada de voos comerciais no Aeroporto Regional de Dourados (Foto: Assecom)

Uma busca incessante do prefeito Marçal Filho desde o início do mandato é a reabertura do aeroporto Francisco de Matos Pereira para voos comerciais e, por meio de muito trabalho, a prefeitura já conseguiu deixar a pista apta para receber aviões de grande porte. A unidade está fechada para reforma desde maio de 2021 e os douradenses precisam buscar os serviços de transporte aéreo em cidades como o Campo Grande e Ponta Porã.

Conforme o prefeito Marçal Filho, o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi fundamental nestes primeiros meses, dentro do objetivo da retomada dos serviços e algumas medidas emergenciais precisaram ser tomadas. Ele destaca a visita do ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, em março.

Marçal também falou dos detalhes que emperravam a liberação da pista. “O secretário Luiz Roberto Martins é técnico no assunto e detectou uma série de problemas burocráticos que nós estamos resolvendo e não conseguimos comprar sem licitação, mas com doações adquirimos uma série de materiais e tem vários serviços a serem efetuados”, explicou. “Tem a guarita, por exemplo, que é uma exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que a gestão está otimizando para que isso ocorra”, continuou. “O fato é que o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve aqui e desceu em um avião de grande porte da Força Aérea Brasileira (FAB), demonstrando que a pista está pronta para receber aviões de grande porte e isso foi uma conquista da nossa prefeitura”, apontou.

Na visita o ministro Silvio Costa Filho assinou a ordem para investimentos de cerca de R$ 40 milhões na construção do moderno Terminal de Passageiros e ressaltou os esforços que o prefeito Marçal Filho tem feito para homologar a pista junto à Agência Nacional de Aviação Civil e, com isso, receber companhias aéreas com voos comerciais diários para os grandes centros do país.

Na coletiva ocorrida nesta manhã (10), Marçal frisou que agora a intenção é finalizar alguns trâmites administrativos ainda este mês e, posteriormente realizar junto a Agência Nacional de Aviação os devidos encaminhados para reabertura da unidade para voos comerciais, sempre buscando intermédio a figuras importantes neste processo.

“A perspectiva é que no final deste mês, vamos terminar o que couber a prefeitura”, afirmou. “A partir de então, caberá a mim fazer um pleito junto à Anac, junto a nossos deputados federais, nossos senadores e seguir nesse interlocução, primeiro para que a Anac libere os voos comerciais e aí vamos precisar contar também com o Governo do Estado, já que uma exigência ali é a Central de Incêndio, a qual teremos com a construção do novo terminal”, prosseguiu. “Mas não vamos poder esperar a conclusão desta obra, vamos precisar de apoio com o Corpo de Bombeiros e outros meios para ter esse atendimento”, explicou. “Então essa é uma obsessão para mim [retomada dos voos comerciais] e só vou sossegar quando acontecer”, apontou.

Ainda sobre a temática, o prefeito apontou que está otimista quanto a volta da operação das empresas aéreas em Dourados, assim que o local estiver apto a ser reaberto. “Estive em São Paulo, na Azul, para que a empresa se comprometesse a assim que houver a liberação dos voos comerciais ela volte a operar aqui e, no início do mês que vem estarei na Gol em uma agenda com a mesma solicitação”, argumentou. “Mas sou muito otimista, pois já conhecem o mercado sabem o potencial de Dourados e devem retornar os trabalhos aqui, assim que possível”, finalizou o prefeito.



COMENTÁRIOS