DROGA
Operação contra o tráfico de drogas cumpre mandados em Dourados e SP
LUIZ GUILHERME LIGADO NA NOTICIA
A Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) com apoio do GOE de São Paulo, deflagrou nesta quarta-feira (19/2), a operação ‘Psicultrópicos’ para combater o tráfico de drogas. Quatro pessoas foram presas preventivamente, sendo uma em Dourados e outras três no município paulista de Batatais.
A investigação, que durou mais de seis meses, teve início com o desmantelamento de um entreposto de drogas em Dourados no ano passado. Na ocasião, os policiais localizaram 277 quilos de maconha escondidos em um barracão, junto a diversos sacos de ração para peixes, além de materiais usados para embalar e disfarçar os entorpecentes, como plástico filme e graxa — esta última utilizada para dificultar a detecção por cães farejadores.
No decorrer dos trabalhos, outro importante desdobramento ocorreu no âmbito da operação ‘Protetor’, que apreendeu mais de 3.280 toneladas de maconha também em Dourados. Durante a ação, agentes da Especializada interceptaram um caminhão que transportaria a droga sob uma carga de ração.
O caminhão foi localizado pela equipe no interior de um barracão, preparado para transportar o ilícito, consolidando as evidências contra o grupo. A operação culminou na prisão de cinco indivíduos envolvidos diretamente no transporte e logística do entorpecente, entre eles o motorista do caminhão e seus batedores, que foram encontrados com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Esses eventos foram fundamentais para consolidar as provas que permitiram o avanço das investigações e a ação de hoje. Além das ordens judicais de prisão, os policiais cumpriram dois de busca em três endereços vinculados à quadrilha e apreenderam cinco aparelhos celulares, que serão de extrema importância para aprofundar as investigações, além de dois veículos supostamente utilizados no transporte das cargas ilícitas.
Saiba mais
O nome ‘Psicultrópicos’ é derivado da fusão das palavras “piscicultura” e ‘psicotrópicos’, refletindo a estratégia criminosa de ocultar drogas em cargas de ração para criação de peixes, facilitando o envio dos entorpecentes para outros estados sem levantar suspeitas.
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS
Polícia penal faz 'varredura' após drones serem utilizados para lançar drogas na PED




PRIMEIRA PÁGINA
Penitenciária de Dourados
Polícia penal faz 'varredura' após drones serem utilizados para lançar drogas na PED




