Futebol
Não é só Neymar: relembre outros retornos marcantes de craques ao futebol brasileiro
ASSESSORIA
A volta de Neymar ao Santos, confirmada pelo próprio jogador na última quinta-feira, 30, é uma das mais impactantes da história recente do futebol brasileiro. Principal nome do Brasil nos últimos anos, Neymar rescindiu com o Al-Hilal e retornará à Vila Belmiro após 12 anos.
Apesar das constantes lesões, especialmente o rompimento do ligamento cruzado do joelho esquerdo em 2024, que tirou Neymar do gramados por mais de um ano, pouco se esperava que o craque retornasse ao Brasil tão cedo, especialmente pela questão financeira.
Neymar recebia o 3º maior salário do mundo no futebol no Al-Hilal, cerca de 6,6 milhões de euros mensais (100 milhões de euros por temporada). Para voltar ao Santos, Neymar precisou reduzir drasticamente seu salário, que deve ficar na casa do R$ 1 milhão por mês, representando apenas 2% do que ele ganhava na Arábia Saudita.
O impacto da volta do Neymar é imediato, mas resta saber se o retorno esportivo será consolidado nos próximos meses. Prestes a completar 33 anos, o brasileiro se junta ao grupo de craques que retornaram ao Brasil ainda com “muita lenha para queimar”, que voltaram com enorme expectativa.
Relembre os nomes abaixo:
Romário
Eleito melhor jogador do mundo em 1994, após o título da Copa do Mundo, Romário vivia o auge da sua carreira e era o principal destaque do Barcelona. Entretanto, o baixinho optou pelo seu retorno ao Brasil em 1995.
Naquele ano, Romário era anunciado pelo Flamengo, principal rival do Vasco, clube que o revelou para o futebol. O retorno do atacante foi anunciado no início de 95, poucos dias antes do jogador receber o prêmio de melhor do mundo da FIFA.
Justamente pelo seu desempenho durante dois anos vestindo a camisa do Barcelona, marcando 34 gols em 46 partidas (1993-1995) e sendo o principal jogador da Seleção na Copa de 1994, Romário retornava ao futebol nacional como uma grande estrela. À época, era considerada por muitos a maior contratação da história.
Vestindo a camisa rubro negra, o desempenho individual foi equivalente à expectativa que foi criada. O baixinho atuou durante cerca de um ano, marcando 68 gols em 79 partidas. Apesar disso, o atacante conquistou apenas uma Taça Guanabara (1995) e um Campeonato Carioca (1996). Ainda em 96, foi emprestado para o Valência, retornando ao clube carioca em 1997.
Ronaldo
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS
Discussão entre irmãos termina com homem baleado em propriedade rural em Dourados




PRIMEIRA PÁGINA
TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Discussão entre irmãos termina com homem baleado em propriedade rural em Dourados




